feagriemfoco

Feagri

2017 (14)

Sexta, 01 Setembro 2017 05:31

Guia do Estudante 2017 Destaque

Engenharia Agrícola da UNICAMP recebe 5 estrela do Guia do Estudante 2017.

selo guia do estudante 2017 engenharia agricola

Professora Irenilza de Alencar Nääs foi premiada em julho deste ano pela Sociedade Americana de Engenheiros Agrícolas e Biológicos (ASABE - American Society of Agricultural and Biological Engineers) e em junho do ano passado pela Comissão Internacional de Engenharia Agrícola e de Biossistemas (CIGR - International Commission of Agricultural and Biosystems Engineering).
O Prêmio Fellow ASABE é a maior honra concedida pela Sociedade, homenageia membros de realizações e contribuições extraordinárias para o campo da engenharia de sistemas agrícolas, alimentares ou biológicos. A ASABE define como realização profissional meritória em conhecimentos e qualificações extraordinárias que possuem um mínimo de 20 anos de prática ativa ou relacionada à profissão de engenharia; O ensino da engenharia; Ou experiência com ensino, pesquisa e extensão relacionados à engenharia, um mínimo de 20 anos como membro-engenheiro ou membro ativo no ASABE. A premiação ocorreu em uma cerimônia realizada recentemente no Encontro Internacional Anual da ASABE, em Spokane, Washington nos Estados Unidos no período de 16 a 19 de julho de 2017.
O Prêmio Mérito CIGR (International Commission of Agricultural and Biosystems Engineering) foi concedido a Profa. Irenilza por sua destacada liderança em construções rurais e impacto significativo de sua carreira na profissão de engenharia agrícola. A CIGR concede o mérito a um profissional por sua principal contribuição internacional para o avanço do conhecimento científico em relação à engenharia e ciência para o benefício da agricultura, meio ambiente, indústria e / ou setor rural na Europa. O vencedor do prêmio deve ter perfil de ser um cientista líder com forte publicação ou registro de patentes, ter uma compreensão clara dos desafios científicos frente à agricultura, ao meio rural e / ou a indústria e que ter feito uma grande contribuição para a inovação científica ou de engenharia que tenha sido reconhecida internacionalmente. O prêmio foi entregue durante a 4ª Conferência Internacional de Engenharia Agrícola (CIGR-AgEng2016) realizada em Aarhus, Dinamarca, em 26 a 29 de junho de 2016.

Breve biografia da Professora Irenilza de Alencar Nääs
Irenilza A. Nääs, atualmente é professora na Engenharia de Produção da Universidade Paulista (UNIP), Professora Visitante Sênior no Mestrado em Zootecnia da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Professora Colaboradora Programa de Pós-Graduação na Engenharia Agrícola da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e presidente da FACTA, São Paulo, Brasil, está sendo homenageada pela liderança internacional em programas de pesquisa, ensino e extensão na habitação de gado.
Nääs teve uma carreira notável de muitas maneiras, particularmente como uma mulher pioneira nas ciências, como a primeira mulher a receber um diploma de Agricultura Mecanizada na Universidade de Cal Poly State e a primeira mulher obteve um doutorado em Engenharia Agrícola na Michigan State University. Foi líder em associações profissionais em todo o Brasil e América Latina e atuou como presidente da Sociedade Brasileira de Engenharia Agrícola, da Comissão Internacional de Engenharia Agrícola, da Associação Latino-Americana e do Caribe de Engenharia Agrícola e da Fundação Brasileira de Ciências Poultry.
Depois de completar seu trabalho de pós-graduação, introduziu pesquisas sobre ambiência e construções rurais na produção animal no Brasil através da publicação de artigos, educação e consultoria em todo o Brasil e outros países da América Latina, levando a grandes melhorias nas condições e técnicas de instalações de animais. Como educadora, orientou muitos estudantes de pós-graduação e pós-doutorado.
Membro a 40 anos da ASABE atua em vários comitês da ASABE, incluindo o grupo Facility and Systems, na comunidade técnica ASABE Plant and Animal Facility Systems. Ela é uma ex-membro do Comitê de Animal Welfare and Care e do Comitê de Environment of Animal Structures. Também é membro da Associação Brasileira de Engenharia Agrícola, da Academia de Ciências do Estado de São Paulo no Brasil. Ela pertence à Comissão Internacional de Engenharia Agrícola e de Biossistemas (CIGR) e à Associação Mundial de Ciências Avícola.
Nääs é autora ou coautor de mais de 100 artigos revisados por pares, capítulos de livros e outros artigos. Tem uma patente mecânica e quatro patentes de software em seu nome. E sua carreira foi marcada por inúmeros prêmios.
Mais recentemente, foi destinatária do Prêmio Mérito por liderança destacada na produção pecuária da CIGR. Em 2015, foi nomeado um dos 100 profissionais mais influentes da produção brasileira de aves e suínos.
Ela recebeu um prêmio especial para realizações na escola de extensão na Universidade Estadual de Campinas, no Brasil. Ela também recebeu muitos prêmios Lamas pelos melhores artigos na produção avícola. Em 2009, foi nomeada Mulher do Ano na Academia de Artes e Ciências de Campinas.
Durante o 55º CONGRESSO DA SOBER - Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural realizado em Santa Maria- RS, entre os dias 30/07 a 03/08, a conferência de Abertura foi  Ministrada pela Professora Sonia Bergamasco.
A temática da Conferência foi: “Inovação, Extensão e Cooperação para o Desenvolvimento".

A direção da Faculdade de Engenharia Agrícola da UNICAMP, honrada, parabeniza o Prof. Dr. José Euclídes Stipp Paterniani, pela publicação do seu livro “Tecnologias de tratamento de água para pequenas comunidades e comunidades rurais”.

O livro traz os principais conceitos e fundamentos sobre qualidade da água e sobre técnicas de tratamento de água para consumo humano. Traz também, resultados de mais de 30 anos de pesquisas realizadas na universidade sobre o tema e um roteiro para dimensionamento de um sistema
apropriado de tratamento de água.

O livro está disponível tanto no formato impresso como também em ePUB/ , no site da editora Urutau/Margem da Palavra.

www.margemdapalavra.com.br.

sumário

A FEAGRI, com o apoio da Diretoria de Segurança do Trabalho, realizou no dia 24/05 um treinamento para os profissionais dos Laboratórios, Campo Experimental e que trabalham em áreas de risco.

Agradecemos a participação do Sr. José Antonio Martins, que disponibilizou tempo para atender a demanda da Faculdade.

Quarta, 17 Maio 2017 13:35

Curso de Extensão da FEAGRI desenvolve Robô Destaque

O professor Angel Pontin Garcia, responsável pelo curso e um dos seus coordenadores, o pesquisador Claudio K. Umezu, esclarecem que o protótipo do robô construído resulta de um trabalho de conclusão de curso concebido, projetado e executado por quatro de seus alunos: Marcos Vinicius Lopes - engenheiro eletrônico; Cleber Katsuaki e Willy Rizola, engenheiros de controle e automação; e Ricardo Hideyo Hirai, engenheiro de produção mecânica, que já exercem atividades profissionais. Trata-se de um trabalho prático, inserido no contexto da engenharia agrícola, que utiliza grande parte do que foi ministrado no curso.

Leia mais...

Doze engenheiros agrícolas descrevem suas atividades profissionais em diferentes áreas e contam como a formação na faculdade contribuiu para o desenvolvimento destas atividades.

Os cursos da Unicamp destacam-se entre os 50 melhores do mundo em duas áreas de conhecimento, ocupando a 27ª posição em Odontologia e a 43ª na de Agricultura e Ciências Florestais, de acordo com o ranking de 2017 por Áreas de Conhecimento divulgado pela consultoria internacional Quacquarelli Symonds (QS).  Neste ano, a QS elenca 46 áreas, indo de Agricultura a Veterinária. O curso de Odontologia da Unicamp é oferecido pela Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) e a área de Agronomia é contemplada pela Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri).

O ranking por áreas leva em conta os critérios de reputação acadêmica, reputação no mercado de trabalho, citações por artigo publicado, “índice h” – uma medida de impacto da produção acadêmica.

Leia mais...

Quarta, 08 Fevereiro 2017 10:29

Delegação de Kansas visita FEAGRI

Coordenada pelo Prof. Dr. João Domingos Biagi, docente da FEAGRI, recebemos no dia 10/01 uma delegação, composta por Professores e alunos da Kansas State University, da

disciplina GRSC 790B/ FNDH 780 Agriculture, Food Processing and Nutrition in Brazil.

No total forão 16 estudantes, 9 de graduação e 7 de pós-graduação das áreas de alimentos, horticultura, engenharia agrícola e nutrição.

Foi realizada uma palestra com informações sobre a UNICAMP, a FEAGRI e a agricultura brasileira, com tempo reservado para

perguntas/conversas/interação entre os visitantes, alunos e docentes da FEAGRI que compareceram na apresentação.

Em seguida, alguns laboratórios da FEAGRI foram visitados.

Tendo o Projeto "Horta em Floreiras" apoiado em Edital do GGBS, os idealizadores, funcionários da FEAGRI, Márcia Padovani e José Ricardo F. Lucarelli, colaboraram com a elaboração de uma horta comunitária na Faculdade de Enfermagem da UNICAMP.

Leia mais...

Please publish modules in offcanvas position.