Siglas

siglass

Há muitas siglas na UNICAMP, como você deve ter reparado, assim para que você não se perca, segue as principais siglas das quais você vai precisar saber durante sua graduação. Caso tenha alguma dúvida, procure o CAEA ou um veterano que iremos lhe ajudar.

RA – Registro Acadêmico

O RA é um cartão com um chip que você recebe no dia da sua confirmação de matrícula. Você receberá um “RA provisório” até chegar o definitivo com sua foto, ano de ingresso, validade e, claro, o número do seu registro acadêmico. Com esse cartão, você terá acesso a diversas bibliotecas, institutos de informática, restaurantes universitários, dentre outros, e ainda velará como comprovante de que você é estudante da UNICAMP. Caso não tenha recebido seu RA, passe na DAC (já já te contamos o que significa) pra pegar o seu.

DICA: Decorar o número do seu RA pode salvar sua vida muitas vezes.

BCCL – Biblioteca Central “César Lattes”

Conhecida simplesmente como “BC”, essa é a biblioteca que contém o maior acervo, com grande número de exemplares de diversos assuntos e é o local que você vai entrar bastante para pegar livros e/ou para estudar. A BC fica ao lado do Bandejão, bem fácil de localizar.

DICA: Você deve renovar seus livros semanalmente, caso contrário, você vai pegar uma multa e pode ficar um bom tempo sem conseguir pegar livros para estudar. Porém, caso isso aconteça e você pegue uma multa de mais de um ano, você terá direito ao “perdão da BC” e nesse caso a BC retira sua multa. Mas, lembrando, você tem direito a apenas UM perdão enquanto você estiver na Unicamp.

BAE – Biblioteca da Área da Engenharia

Essa biblioteca fica no 2o andar da BC. Ela contém todos os livros que você provavelmente vai precisar. É lá que você vai encontrar os tão buscados livros como o do James Stewart, de Cálculo 1, e Cia.

DICA: A BAE possui carteiras individuais para estudo. Então, quando a situação apertar e você ficar tentado a não estudar, corra pra lá.

CAEA – Centro Acadêmico da Engenharia Agrícola

Esse é o lugar que você tem pra dar uma relaxada jogando uma sinuca antes de ir pra sua aula, conhecer seus veteranos, fazer amigos, buscar informações diversas e pedir qualquer tipo de apoio estudantil à equipe do CAEA.

DICA: O CAEA pode ser um lugar tentador por ter sinuca, pebolim e fliperama. Mas a vida acadêmica não é só diversão, estude também.

RU / RA / RS – Restaurantes Universitários

Restaurante Universitário (Bandeco), Restaurante Administrativo (Bandeco da Elétrica) e Restaurante Saturnino (Bandeco da “Sivil”). Esses são os restaurantes que você,  provavelmente, irá comer todos os dias até o fim da sua graduação. O RU fica ao lado da BC, o RA fica ao lado da FEEC - Faculdade de Engenharia Elétrica e Computação e o RS fica ao lado da FEC – Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo. Em todos eles você come (almoço e jantar) por apenas R$ 3,00, com direito ao prato principal (arroz branco ou integral, feijão, salada e carne), suco ou água e sobremesa. O RU também serve café da manhã por R$ 2,00.

DICA: Para entrar nos restaurantes, você precisa estar com crédito no seu RA. Todos os restaurantes carregam o seu RA, mas as máquinas são eletrônicas e NÃO DEVOLVEM TROCO. Preste atenção também ao entrar no restaurante, pois quando você inserir seu RA na catraca irá aparecer o seu saldo. Ah, fique longe do cozido misto e da moqueca de peixe.

DAC – Diretoria Acadêmica

A DAC irá resolver (ou não) todos os seus problemas burocráticos, comprovantes de matrículas, alterações, dúvidas, etc. É ela que irá negar ou aceitar suas futuras matrículas. Todos os alunos possuem um e-mail que a DAC irá fornecer (primeira letra do seu nome seguido por seu RA) e, nele, a DAC irá te informar de coisas muito importantes, fique de olho. Esse e-mail pode ser redirecionado para o seu e-mail pessoal. É no site da DAC (http://www.dac.unicamp.br) que você irá fazer suas matrículas, ver seu histórico escolar, relação de matrícula, etc. A sede da DAC fica no PB, em frente ao Bandeco.

DICA: Procure horários bons para ir à DAC – os horários que a maioria das pessoas está tendo aula, por exemplo – pois você pode perder um bom tempo lá. E qualquer problema que você tiver com o seu RA, como queimar o chip, é lá que você deve ir.

DCE – Diretório Central dos Estudantes

É a entidade máxima de representação estudantil da UNICAMP. A sede fica ao lado do Bandeco.

DICA: Todo ano abrem as eleições para trocar a administração do DCE, não deixe de votar!

CB / PB – Ciclo Básico e Pavilhão Básico

Identificados como CB I e CB II, respectivamente, são complexos de salas de aula, situados na Praça do Ciclo Básico – zona central do campus - separados por uma fonte (já foi uma fonte em tempos remotos). Neles você irá ter todas as matérias básicas como Cálculo, Física, Geometria Analítica, etc. Você vai passar, no mínimo, dois anos neles.

DICA: Leve sua garrafinha de água para as aulas, pois as salas são grandes e fica bem difícil sair sem passar por umas dez pessoas no seu caminho. O CB possui dois prédios, sendo um com salas de número ímpar e o outro com salas de números pares.

SAE – Serviço de Apoio ao Estudante

O SAE oferece diversos auxílios e bolsas aos estudantes. Sua sede fica em frente a DAC, ao lado do Instituto de Biologia.

DICA: Caso você não tenha condições socioeconômicas de se manter, procure rápido o SAE, pois ele pode te ajudar dentro do prazo de inscrições para as bolsas.

SAPPE – Serviço de Apoio ao Estudante

O SAPPE é um órgão da UNICAMP que presta assistência psicológica e/ou psiquiátrica aos alunos. Ele se localiza no andar acima do SAE.

DICA: Caso você esteja em estado de urgência, vá ao pronto atendimento que tem toda semana. O horário de atendimento é das 12h às 14h, contudo, só é realizado 2 atendimentos por dia, portanto chegue cedo para garantir seu atendimento.

CSS / CECOM – Coordenadoria de Serviços Sociais

É o órgão responsável pelo planejamento e execução de programas de promoção de saúde direcionados à comunidade da UNICAMP. Oferece atendimento ambulatorial gratuito aos seus alunos, funcionários e docentes em diversas especialidades médicas, saúde mental, fisioterapia, nutrição, enfermagem e odontologia. Fica localizado na área da saúde da universidade, próximo ao HC – Hospital das Clínicas.

Prefeitura do Campus

A prefeitura do Campus coordena e administra os serviços essenciais do dia-a-dia do complexo universitário e sua estrutura. A responsabilidade de cuidar, zelar e manter a ordem do campus está sob a responsabilidade deles (e também é nossa obrigação).

DICA: Não é porque a responsabilidade de manter a UNICAMP bem cuidada é deles que você não deve fazer a sua parte também. Afinal você ficará mais aqui que em sua casa a partir de hoje.

Reitoria e CONSU – Conselho Universitário

É o órgão administrativo superior da UNICAMP, subordinado ao CONSU – Conselho Universitário, órgão máximo da Universidade. Fica localizado perto da Praça da Paz.

DICA: O DCE sempre faz algumas reivindicações de diversos problemas e situações. Caso você esteja de acordo, fale com eles.

CR – Coeficiente de Rendimento

É uma média ponderada de suas notas que vai de 0 a 1 e é por ele que a faculdade o classifica como bom aluno ou não (infelizmente, esse é o método deles). Se você tirar notas altas e não pegar reprovações (“bombas”) seu CR fica próximo de 1 e, caso contrário, próximo de 0. Sua sala terá o CR médio da turma que é a média dos Cross de todos os alunos da sua turma.

DICA: Sempre mantenha seu CR maior que o CR médio da sala. Isso te ajudará conseguir iniciações científicas e intercâmbios, por exemplo. Se pretender fazer intercâmbio, busque ter o CR mais alto da turma.

CP / CPF – Coeficiente de Progressão e Prog. Futuro

Este coeficiente te informa o quanto do curso você já cumpriu e o quanto do curso terá completo ao fim do semestre, respectivamente, caso passe em todos os créditos que estão matriculados.

DICA: Os alunos conseguiram alterar o sistema para que os alunos não jubilem (sejam expulsos da faculdade) por CP. Porém, o Regimento Geral da Unicamp, disponível na página da DAC, ainda não informa de modo claro como os alunos jubilam. Portanto, bixo, não marque bobeira fazendo coisas que possam te comprometer!

Circular Interno

São ônibus gratuitos (brancos e amarelos) que circulam o campus gratuitamente, em dois sentidos, facilitando a locomoção das pessoas.

DICA: Partindo do pressuposto que a FEAGRI é (muito) longe, você vai usar muito o circular. Portanto, fique atento aos horários do circular (que estão disponíveis no site da prefeitura e nos abrigos dos pontos) e não confunda o sentido do circular 1 e 2, caso contrário, você passará várias vezes pela medicina.