pos graduacao

Candidatos Brasileiros

Alunos Regulares

São alunos regulares aqueles aceitos, por meio de Processo Seletivo, nos cursos de Mestrado e de Doutorado em Engenharia Agrícola.

Os alunos regulares são candidatos aos títulos de mestre ou doutor em Engenharia Agrícola nas cinco áreas de concentração do Programa.
O requisito mínimo para que um aluno seja admitido como regular é o diploma de nível superior, em curso reconhecido pelo órgão regulador competente.
Em casos especiais, mediante pareceres favoráveis dos Conselhos Integrados e da Comissão de Pós-Graduação (CPG) da Faculdade de Engenharia Agrícola, o título de mestre não será requisito obrigatório para o Doutorado.

 

Exames de Seleção

 Os alunos são admitidos mediante aprovação em Processo Seletivo, realizado anualmente para o curso de Mestrado e semestralmente para o curso de Doutorado.

Os Exames de Seleção serão realizados nas dependências da Faculdade de Engenharia Agrícola/UNICAMP e constarão de:

Mestrado:

* Avaliação do Histórico Escolar da Graduação e do Currículo comprovado: de responsabilidade da CPG - caráter eliminatório. (critérios para a pontuação)
* Avaliação do Plano de Pesquisa – caráter eliminatório.
* Prova Escrita: a prova será geral, aplicada a todas as Áreas de Concentração e versará sobre um tema da Engenharia Agrícola, contemplando as Áreas de Concentração do curso. Esta prova terá um caráter eliminatório, sendo que o(a) candidato(a) deverá obter nota mínima 5,0 (cinco). A finalidade desta será a de avaliar a capacidade do(a) candidato(a) de:

a) Adequação ao tema proposto. Espera-se que o candidato elabore um texto cujo conteúdo mantenha relação com o tema proposto, demonstrando capacidade de utilização adequada dos elementos fornecidos, capacidade de argumentação, discussão e desenvolvimento do tema proposto. Espera-se, ainda, que o(a) candidato(a) demonstre capacidade de desenvolver uma linha argumentativa, de expor e discutir pontos de vista e tirar conclusões.
b) Coerência. Será avaliada a capacidade de relacionar os argumentos e de organizá-los de maneira a extrair deles conclusões apropriadas.
c) Coesão. Será avaliada a capacidade de estruturação e síntese, ou seja, a capacidade de empregar adequadamente os recursos de que dispõe a língua portuguesa para a construção de um texto sintético e claro.

* Entrevista: realizada pela Comissão indicada pelo Conselho Integrado (CI) exclusivamente aos candidatos aprovados na avaliação do Histórico Escolar da Graduação e do Currículo comprovado e na Prova Escrita. Na Entrevista serão avaliados o interesse e o potencial do(a) candidato(a), bem como seus conhecimentos técnicos e o embasamento teórico para o desenvolvimento do curso

Doutorado:

* Análise do Histórico Escolar de Graduação e de Mestrado e Currículo comprovado: de responsabilidade da CPG - caráter eliminatório. (critérios para a pontuação)
* Avaliação do Plano de Pesquisa – caráter eliminatório.
* Entrevista: realizada pela Comissão indicada pelo Conselho Integrado (C.I.) exclusivamente aos candidatos aprovados na avaliação do Histórico Escolar da Graduação e do Currículo comprovado. Na Entrevista será avaliado o potencial e o interesse do(a) candidato(a), bem como seus conhecimentos técnicos e embasamento teórico para o desenvolvimento do curso.
 

Maiores informações são divulgadas nos Editais referentes ao Processo Seletivo.

 

Please publish modules in offcanvas position.