unicamp 

Laboratório de Ergonomia

Atribuições

O Laboratório de Ergonomia viabiliza as aulas práticas vinculadas ao ensino de graduação e pós-graduação e auxilia na realização de pesquisa e extensão na Faculdade de Engenharia Agrícola nas áreas de ergonomia de concepção e ergonomia da atividade. Suas atividades estão vinculadas ao Grupo de Pesquisa em Ergonomia, Trabalho e Agricultura – GETA – certificado pelo CNPq e em atividade na Unicamp desde 2003. As linhas de pesquisa em desenvolvimento pelo GETA são as seguintes:

Ergonomia de concepção: Utiliza-se a metodologia projetual integrada à perspectiva ergonômica com intuito de desenvolver e gerar novas soluções tecnológicas, materializadas em ferramentas, equipamentos e postos de trabalho. Durante a realização dos projetos, no processo de construção e de resolução dos problemas, a ergonomia de concepção se articula com outros conhecimentos e técnicas (Antropometria, Biomecânica, Segurança do Trabalho, Engenharia Cognitiva, Design Industrial, Análise da Atividade Futura) para considerar os usuários/operadores e as tarefas envolvidas nos sistemas de trabalho.

Ergonomia da atividade: Esta linha de pesquisa busca utilizar as ferramentas conceituais da organização do trabalho e da ergonomia para analisar e diagnosticar problemas e dificuldades nas situações de trabalho, identificando demandas para o desenvolvimento de novos dispositivos tecnológicos, colaborando para a transformação do ambiente laboral e promovendo saúde, conforto e segurança, sem prejuízo das metas organizacionais de eficiência e eficácia da produção. A principal ferramenta metodológica utilizada é a Análise Ergonômica do Trabalho (AET). Entre os procedimentos disponíveis para viabilizar uma intervenção ergonômica, destacam-se a Análise da Atividade e a Análise da Tarefa.

O Laboratório de Ergonomia oferece suporte para as aulas das seguintes disciplinas do currículo de graduação em Engenharia Agrícola: FA026 ─ Ergonomia Aplicada a Engenharia Agrícola; FA069 ─ Organização e Análise Ergonômica do Trabalho; FA094 – Segurança do Trabalho Rural. Quanto ao curso de pós-graduação, nos programas de mestrado e doutorado, o laboratório contribui para as seguintes disciplinas: AP410 ─ Ergonomia Aplicada ao Projeto de Engenharia; AP501 ─ Organização e Análise Ergonômica do Trabalho.