feagriemfoco

Feagri

2017 (26)

Terça, 09 Outubro 2018 10:16

Feagri recebe delegação de Minnesota

Em 21/11/2017 recebemos uma delegação da University of Minnesota Crookston.

O encontro aconteceuno Auditório do Prédio II, coordenado pela Profa. Dra. Daniella Jorge de Moura e pelo Sr. André, acompanhante do grupo.

O objetivo da visita foi estabelecer parcerias, ampliar o networking e realizar um programa internacional envolvendo estudantes brasileiros e da Universidade e Minnesota.

Participantes da University of Minnesota Crookston:

Charles Lariviere : https://www.crk.umn.edu/profiles/charles-lariviere (Área Principal: Agriculture Business / Agronegócio)
Eric Castle: https://www.crk.umn.edu/profiles/eric-castle(Área Principal: Horticultura)
Leslie Lekatz : https://www.crk.umn.edu/profiles/leslie-lekatz (Animal Sciences / Veterinária)
Kim Gillette : https://www.crk.umn.edu/profiles/kimberly-gillette (International Office)

Quarta, 20 Dezembro 2017 14:31

Confraternização 2017

Reunidos na Chácara da Tita em Paulínia, no dia 15/12, funcionários e docentes da FEAGRI realizaram a festa de confraternização de 2017.

O Prof. Dr. Paulo Graziano Magalhães e pesquisadores da Feagri, desenvolveram um sistema que, ao ser instalado em colhedoras de cana-de-açúcar, possibilita criar mapas de produtividade e visualizar a variabilidade espacial da produção. A tecnologia, cujo foco é a Agricultura de Precisão (AP), baseia-se em células de carga e se constitui no primeiro monitor de produtividade para cultura de cana-de-açúcar lançado comercialmente no mundo.

Leia mais...

No Conversa Franca do Dia Dia Rural de 18/12, o apresentador Otávio Ceschi Júnior recebeu o professor Gustavo Mackaitis, para falar sobre as pesquisas da Feagri neste ano.

Terça, 28 Novembro 2017 14:11

FEAGRI recebe visita de Minnesota

No dia 21/11, a FEAGRI recebeu a delegação da University of Minnesota Crookston:

Comitiva - Kimberly Gillette (Diretora - International Programs, Confucius Institute & Learning Abroad), Leslie Lekatz (Assistant Professor - Agriculture and Natural Resources Department - Focus: Animal Science), Eric Castle (Associate Professor - Agriculture and Natural Resources Department - Focus: Horticulture) e Charles Lariviere (Instructor Agriculture and Natural Resources Department - Focus: Agricultural Business & Agricultural Business (online).

Acompanhados pela Prof. Dra. Daniella Jorge de Moura, Coordenadora de Pós-Graduação da FEAGRI e pelo gerente de operações da Campus Brasil, André Siffert, eles assistiram uma apresentação sobre a Faculdade e sobre a Unicamp, responderam perguntas do público composto de alunos e docentes e visitaram Labroratórios da Faculdade, acompanhados pelo discente Vitor Gonçalves da Silva.


A Campus Brasil é uma empresa que tem orgulho de ser brasileira e ao mesmo tempo de estar bem conectada com o restante do mundo. Fundada por dois jovens empreendedores, viajantes e amigos, a agência surge como a primeira empresa brasileira especializada em intercâmbio acadêmico para grupos de universitários, sejam eles brasileiros indo para o exterior, ou estrangeiros vindo para o Brasil.

Objetivo da Comitiva de professores de Ciências Agronômicas da University of Minnesota Crookston (EUA) foi estreitar parcerias, conhecer novos projetos, ampliar networking no Brasil e potencialmente realizar um programa de estudos para seus estudantes de graduação no Brasil no futuro.

Desenvolvido na FEAGRI, um sistema voltado para monitoramento e controle de insetos e pragas agrícolas é um dos vencedores do Prêmio Tecnologias de Impacto, iniciativa da Qualcomm, com foco em novas soluções wireless e IoT.

O trabalho foi desenvolvido por Andrei Grespan, com a orientação do professor Angel Potin Garcia e apoio dos alunos Fabricio Theodoro Soares e Hugo Rafacho Fernandes.

Leia mais...

 

Em seu trabalho acadêmico, Genebaldo Fiqueiredo Neto, doutorando da FEAGRI, uniu a pesquisa desenvolvida na Unicamp à paixão pelas culturas indígenas, para instalar um sistema de energia solar na escola onde estudam cerca de 120 crianças, adolescentes e adultos da aldeia Aiha, do povo Kalapalo.

Na procura por um estudo interdisciplinar na área de energia que gerasse um benefício direto a uma comunidade indígena, juntamente com o professor Luiz Antonio Rossi, elaboraram o projeto A energia fotovoltaica no incremento de ações educativas na Aldeia Aiha, trabalho cujo objetivo principal é mostrar as contribuições que um sistema de energia com recursos renováveis podem oferecer no âmbito da educação.

Leia mais...

Segunda, 30 Outubro 2017 08:39

FEAGRI organiza vídeo com agricultores

Evento na Casa do Lago, realizado no início do mês de outubro, foi parte da programação da disciplina de pós-graduação e curso de Extensão “Meio Ambiente, Questão Agrária e Multimeios”, oferecidos pela FEAGRI em parceria com o Nepam e o Instituto de Artes da Unicamp.

O vídeo é fruto de uma oficina do curso de especialização “Educação do Campo e Agroecologia na Agricultura Familiar e Camponesa - Residência Agrária”, organizado pela FEAGRI.

Leia mais...

 

Agricultura digital tem sido o termo chave para definir as tecnologias mais promissoras para o campo. O conceito estabelece regras e metas cada vez mais exigentes para as operações, processos e equipamentos na agricultura. Hoje,conceitos e tecnologias emergentes como internet das coisas (IoT - Internet of Things) e
aprendizagem de máquina (machine learning), que estão revolucionando a indústria 4.0, passam a marcar sua presença no agronegócio. A agricultura digital é o marco para a adoção dessas tecnologias e muitas outras que estão por vir.
Acompanhando esta tendência, os alunos de pós-graduação do Laboratório de Instrumentação e Controle da FEAGRI, Andrei Grespan, Fabricio Theodoro Soares e Hugo Rafacho Fernandes fundaram a startup IAgro (Inteligência Artificial no Agronegócio),propondo um processo inovador para o monitoramento de pragas agrícolas, responsáveis por sérios prejuízos financeiros para o setor. A solução em desenvolvimento pelos pesquisadores alia técnicas de visão computacional, inteligência artificial e conectividade no campo para monitorar a evolução populacional de pragas e estabelecer medidas corretivas mais precisas.
A inovação foi finalista do Prêmio de Inovação promovido pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK) durante a 5ª edição do Congresso Brasil-Alemanha de Inovação, concorrido por mais de 220 empresas de diferentes categorias, sendo selecionada na categoria Agricultura Digital para o programa de aceleração, em parceria com a empresa alemã Bayer CropScience. A IAgro também inicia sua incubação na Incubadora de Base Tecnológica da Unicamp ( Incamp ), por meio da Agência de Inovação INOVA / UNICAMP.
A página WEB da startup pode ser acessada pelo link: http://iagro.tech/

Leia mais...

 

Terça, 03 Outubro 2017 16:55

Agricultura digital

O Prof. Dr. Luiz Henrique Antunes Rodrigues coordena o Sisda (Sistema Inteligente de Suporte à Decisão na Agricultura), um grupo da Faculdade de Engenharia Agrícola, que desde 2002 busca inovações para a produção no campo.

Leia mais...

Página 1 de 2

Please publish modules in offcanvas position.