feagriemfoco

Feagri

2017 (20)

Em seu trabalho acadêmico, Genebaldo Fiqueiredo Neto, doutorando da FEAGRI, uniu a pesquisa desenvolvida na Unicamp à paixão pelas culturas indígenas, para instalar um sistema de energia solar na escola onde estudam cerca de 120 crianças, adolescentes e adultos da aldeia Aiha, do povo Kalapalo.

Na procura por um estudo interdisciplinar na área de energia que gerasse um benefício direto a uma comunidade indígena, juntamente com o professor Luiz Antonio Rossi, elaboraram o projeto A energia fotovoltaica no incremento de ações educativas na Aldeia Aiha, trabalho cujo objetivo principal é mostrar as contribuições que um sistema de energia com recursos renováveis podem oferecer no âmbito da educação.

Leia mais...

Segunda, 30 Outubro 2017 08:39

FEAGRI organiza vídeo com agricultores

Evento na Casa do Lago, realizado no início do mês de outubro, foi parte da programação da disciplina de pós-graduação e curso de Extensão “Meio Ambiente, Questão Agrária e Multimeios”, oferecidos pela FEAGRI em parceria com o Nepam e o Instituto de Artes da Unicamp.

O vídeo é fruto de uma oficina do curso de especialização “Educação do Campo e Agroecologia na Agricultura Familiar e Camponesa - Residência Agrária”, organizado pela FEAGRI.

Leia mais...

 

Agricultura digital tem sido o termo chave para definir as tecnologias mais promissoras para o campo. O conceito estabelece regras e metas cada vez mais exigentes para as operações, processos e equipamentos na agricultura. Hoje,conceitos e tecnologias emergentes como internet das coisas (IoT - Internet of Things) e
aprendizagem de máquina (machine learning), que estão revolucionando a indústria 4.0, passam a marcar sua presença no agronegócio. A agricultura digital é o marco para a adoção dessas tecnologias e muitas outras que estão por vir.
Acompanhando esta tendência, os alunos de pós-graduação do Laboratório de Instrumentação e Controle da FEAGRI, Andrei Grespan, Fabricio Theodoro Soares e Hugo Rafacho Fernandes fundaram a startup IAgro (Inteligência Artificial no Agronegócio),propondo um processo inovador para o monitoramento de pragas agrícolas, responsáveis por sérios prejuízos financeiros para o setor. A solução em desenvolvimento pelos pesquisadores alia técnicas de visão computacional, inteligência artificial e conectividade no campo para monitorar a evolução populacional de pragas e estabelecer medidas corretivas mais precisas.
A inovação foi finalista do Prêmio de Inovação promovido pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK) durante a 5ª edição do Congresso Brasil-Alemanha de Inovação, concorrido por mais de 220 empresas de diferentes categorias, sendo selecionada na categoria Agricultura Digital para o programa de aceleração, em parceria com a empresa alemã Bayer CropScience. A IAgro também inicia sua incubação na Incubadora de Base Tecnológica da Unicamp ( Incamp ), por meio da Agência de Inovação INOVA / UNICAMP.
A página WEB da startup pode ser acessada pelo link: http://iagro.tech/

Leia mais...

 

Terça, 03 Outubro 2017 16:55

Agricultura digital

O Prof. Dr. Luiz Henrique Antunes Rodrigues coordena o Sisda (Sistema Inteligente de Suporte à Decisão na Agricultura), um grupo da Faculdade de Engenharia Agrícola, que desde 2002 busca inovações para a produção no campo.

Leia mais...

O funcionário da FEAGRI, Devis Freitas Mendes, implantou em sua residência, uma horta com sistema de aquaponia.

Leia mais...

Quinta, 21 Setembro 2017 12:43

Agricultura 4.0 conecta o campo Destaque

img INOV agricultura4 materia 20170921O Prof. Dr. Luiz Henrique Antunes Rodrigues e os doutorandos da FEAGRI, Felipe Bocca e Monique Oliveira, organizaram o Fórum "Agricultura 4.0: Internet das coisas e o aumento da produtividade agrícola”, realizado no dia 14 de setembro na Unicamp.

Leia mais...

Sexta, 01 Setembro 2017 05:31

Guia do Estudante 2017 Destaque

Engenharia Agrícola da UNICAMP recebe 5 estrela do Guia do Estudante 2017.

selo guia do estudante 2017 engenharia agricola

Professora Irenilza de Alencar Nääs foi premiada em julho deste ano pela Sociedade Americana de Engenheiros Agrícolas e Biológicos (ASABE - American Society of Agricultural and Biological Engineers) e em junho do ano passado pela Comissão Internacional de Engenharia Agrícola e de Biossistemas (CIGR - International Commission of Agricultural and Biosystems Engineering).
O Prêmio Fellow ASABE é a maior honra concedida pela Sociedade, homenageia membros de realizações e contribuições extraordinárias para o campo da engenharia de sistemas agrícolas, alimentares ou biológicos. A ASABE define como realização profissional meritória em conhecimentos e qualificações extraordinárias que possuem um mínimo de 20 anos de prática ativa ou relacionada à profissão de engenharia; O ensino da engenharia; Ou experiência com ensino, pesquisa e extensão relacionados à engenharia, um mínimo de 20 anos como membro-engenheiro ou membro ativo no ASABE. A premiação ocorreu em uma cerimônia realizada recentemente no Encontro Internacional Anual da ASABE, em Spokane, Washington nos Estados Unidos no período de 16 a 19 de julho de 2017.
O Prêmio Mérito CIGR (International Commission of Agricultural and Biosystems Engineering) foi concedido a Profa. Irenilza por sua destacada liderança em construções rurais e impacto significativo de sua carreira na profissão de engenharia agrícola. A CIGR concede o mérito a um profissional por sua principal contribuição internacional para o avanço do conhecimento científico em relação à engenharia e ciência para o benefício da agricultura, meio ambiente, indústria e / ou setor rural na Europa. O vencedor do prêmio deve ter perfil de ser um cientista líder com forte publicação ou registro de patentes, ter uma compreensão clara dos desafios científicos frente à agricultura, ao meio rural e / ou a indústria e que ter feito uma grande contribuição para a inovação científica ou de engenharia que tenha sido reconhecida internacionalmente. O prêmio foi entregue durante a 4ª Conferência Internacional de Engenharia Agrícola (CIGR-AgEng2016) realizada em Aarhus, Dinamarca, em 26 a 29 de junho de 2016.

Breve biografia da Professora Irenilza de Alencar Nääs
Irenilza A. Nääs, atualmente é professora na Engenharia de Produção da Universidade Paulista (UNIP), Professora Visitante Sênior no Mestrado em Zootecnia da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Professora Colaboradora Programa de Pós-Graduação na Engenharia Agrícola da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e presidente da FACTA, São Paulo, Brasil, está sendo homenageada pela liderança internacional em programas de pesquisa, ensino e extensão na habitação de gado.
Nääs teve uma carreira notável de muitas maneiras, particularmente como uma mulher pioneira nas ciências, como a primeira mulher a receber um diploma de Agricultura Mecanizada na Universidade de Cal Poly State e a primeira mulher obteve um doutorado em Engenharia Agrícola na Michigan State University. Foi líder em associações profissionais em todo o Brasil e América Latina e atuou como presidente da Sociedade Brasileira de Engenharia Agrícola, da Comissão Internacional de Engenharia Agrícola, da Associação Latino-Americana e do Caribe de Engenharia Agrícola e da Fundação Brasileira de Ciências Poultry.
Depois de completar seu trabalho de pós-graduação, introduziu pesquisas sobre ambiência e construções rurais na produção animal no Brasil através da publicação de artigos, educação e consultoria em todo o Brasil e outros países da América Latina, levando a grandes melhorias nas condições e técnicas de instalações de animais. Como educadora, orientou muitos estudantes de pós-graduação e pós-doutorado.
Membro a 40 anos da ASABE atua em vários comitês da ASABE, incluindo o grupo Facility and Systems, na comunidade técnica ASABE Plant and Animal Facility Systems. Ela é uma ex-membro do Comitê de Animal Welfare and Care e do Comitê de Environment of Animal Structures. Também é membro da Associação Brasileira de Engenharia Agrícola, da Academia de Ciências do Estado de São Paulo no Brasil. Ela pertence à Comissão Internacional de Engenharia Agrícola e de Biossistemas (CIGR) e à Associação Mundial de Ciências Avícola.
Nääs é autora ou coautor de mais de 100 artigos revisados por pares, capítulos de livros e outros artigos. Tem uma patente mecânica e quatro patentes de software em seu nome. E sua carreira foi marcada por inúmeros prêmios.
Mais recentemente, foi destinatária do Prêmio Mérito por liderança destacada na produção pecuária da CIGR. Em 2015, foi nomeado um dos 100 profissionais mais influentes da produção brasileira de aves e suínos.
Ela recebeu um prêmio especial para realizações na escola de extensão na Universidade Estadual de Campinas, no Brasil. Ela também recebeu muitos prêmios Lamas pelos melhores artigos na produção avícola. Em 2009, foi nomeada Mulher do Ano na Academia de Artes e Ciências de Campinas.
Durante o 55º CONGRESSO DA SOBER - Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural realizado em Santa Maria- RS, entre os dias 30/07 a 03/08, a conferência de Abertura foi  Ministrada pela Professora Sonia Bergamasco.
A temática da Conferência foi: “Inovação, Extensão e Cooperação para o Desenvolvimento".

A direção da Faculdade de Engenharia Agrícola da UNICAMP, honrada, parabeniza o Prof. Dr. José Euclídes Stipp Paterniani, pela publicação do seu livro “Tecnologias de tratamento de água para pequenas comunidades e comunidades rurais”.

O livro traz os principais conceitos e fundamentos sobre qualidade da água e sobre técnicas de tratamento de água para consumo humano. Traz também, resultados de mais de 30 anos de pesquisas realizadas na universidade sobre o tema e um roteiro para dimensionamento de um sistema
apropriado de tratamento de água.

O livro está disponível tanto no formato impresso como também em ePUB/ , no site da editora Urutau/Margem da Palavra.

www.margemdapalavra.com.br.

sumário

Página 1 de 2

Please publish modules in offcanvas position.