feagriemfoco

Feagri

A engenheira florestal Maria Fernanda Magioni Marçal, orientada pelo Prof. Dr. Zigomar Menezes de Souza, vem se dedicando ao estudo da recuperação e restauração de ecossistemas degradados e a trabalhos que buscam alternativas ao modelo convencional de produção agrícola através do emprego dos denominados sistemas agroflorestais.

Leia mais...

Quinta, 29 Novembro 2018 14:42

Alunos da FEAGRI visitam ETE de Nova Odessa

Visita acadêmica, organizada pelo Prof. Dr. Ariovaldo Jose da Silva, com 46 alunos de graduação matriculados na disciplina FA874 Saneamento Ambiental, foi realizada na Estação de Tratamento de Esgoto de Nova Odessa.

Os discentes foram recebidos pelo Sr. Thiago Jozer Domingos, responsável pela operação da ETE.

Quinta, 29 Novembro 2018 14:35

Farinha de Bambu no Reporter ECO

Prof. Dr. Antonio Ludovico Beraldo é o entrevistado do Reporter ECO sobre desenvolvimento da pesquisa sobre farinha de bambu.
Em comemoração ao dia do Engenheiro Agrícola, o  CAEA-FEAGRI, gentilmente, providenciou no dia 26/10, um almoço no Campo Experimental, em comemoração à referida data.

O Fórum que aconteceu dia 10/10 foi um grande sucesso. Contou com a presença de nutricionistas, engenheiros de alimentos, engenheiros agrônomos, engenheiros agrícolas, produtores rurais, profissionais ligados a educação, a prefeituras, a restaurantes, alimentação infantil, pesquisadores, estudantes, funcionários da Unicamp e diversas instituições da região. Contou com a conferência de abertura ‘Objetivos do desenvolvimento sustentável: redução de metade do desperdício até 2030’ proferida por Alan Bojanic – Representante da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) no Brasil.

Contou também com a palestra de:

Murillo Freire Júnior da Embrapa e também Representante brasileiro e membro do Comitê de Especialistas da FAO para a América Latina e o Caribe (FAO-ALC) sobre Perdas e Desperdício de Alimentos.

Giuliano Bittencourt apresentou BeGreen: A primeira fazenda urbana da América Latina: uma possível solução para a redução de perdas e desperdícios.

Flávio Luís Schmidt da Faculdade de Engenharia de Alimentos/UNICAMP falou sobre Perdas e desperdícios na produção de alimentos e possíveis soluções.

No período da tarde, Lilian dos Santos Rahal da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social apresentou a conferência ‘Definição de uma política pública para o setor: uma necessidade inadiável’.

Participaram da mesa redonda ‘Inovações tecnológicas para um futuro sem desperdício’ Stanley Robson de Medeiros Oliveira, Chefe Adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Informática Agropecuária, com o tema ‘A transformação digital no campo e a redução de perdas e desperdícios’;

Helton Silva, da John Deere; Angel Pontin Garcia, da Faculdade de Engenharia Agrícola da UNICAMP;

Guilherme Gray, Diretor da Agricef.

No encerramento, o tema foi ‘Soluções existem. E são urgentes.’ Com os professores:

Andréa Leda Ramos de Oliveira,

Juliana Aparecida Fracarolli,

Joao Domingos Biagi,

Armando Kazuo Fujii,

Franciane Colares Souza Usberti, todos da FEAGRI /UNICAMP.

Os professores Rafael Augustus de Oliveira, Inácio Maria Dal Fabbro e José Tadeu Jorge também atuaram como mediadores.

Palestras:

Files:
Panorama do Desperdício de Alimentos e da Fome no Mundo
(0 votes)
Date 2018-10-16 File Size 2.34 MB Download 35 Download
 

Soluções... algumas medidas
(0 votes)
Date 2018-10-16 File Size 634.4 KB Download 29 Download

Causas do desperdício e soluções possíveis
(0 votes)
Author Prof. Dr. Flávio Luís Schmidt Date 2018-10-16 File Size 939.07 KB Download 32 Download

BeGreen
(0 votes)
Author Giuliano Bittencourt Date 2018-10-16 File Size 6.93 MB Download 25 Download

ESTRATÉGIA INTERSETORIAL PARA A REDUÇÃO DE PERDAS E DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS NO BRASIL
(0 votes)
Author Lilian Rahal Secretária Nacional de Segurança Date 2018-10-16 File Size 850.83 KB Download 22 Download

A transformação digital no campo e a redução de perdas e desperdícios
(0 votes)
Author Stanley Robson de Medeiros Oliveira Date 2018-10-16 File Size 4.25 MB Download 27 Download

 

 

Quarta, 03 Outubro 2018 13:57

FEAGRI no IX CLEIA Colômbia 2018

Entre os dias 17 e 21 de setembro de 2018, estudantes da FEAGRI participaram, representando o Laboratório de Tecnologia Pós-colheita, do IX CLEIA - Congreso Latinoamericano y del Caribe de Estudiantes de Ingeniería Agrícola, realizado na Universidad Nacional de Colombia, em Bogotá - Colômbia.

No âmbito deste congresso, os alunos Luna Valentina Angulo Arias (doutorado), Pâmela Santaguita Betin (graduação) e Vitor Gonçalves da Silva (graduação) apresentaram seus trabalhos científicos desenvolvidos em nossa faculdade, os quais são descritos a seguir.

Representando a FEAGRI no IX CLEIA - Congreso Latinoamericano y del Caribe de Estudiantes de Ingeniería Agrícola, na Universidad Nacional de Colombia, em Bogotá - Colômbia. Dessa vez em dose tripla pelo LABORATÓRIO DE TECNOLOGIA PÓS-COLHEITA (LTPC).

Trabalhos apresentados na modalidade pôster:

CARACTERIZAÇÃO DE SUBPRODUTOS AGROINDUSTRIAIS: LARANJA E MARACUJÁ
(Luna Valentina Angulo Arias, sob orientação do Prof. Dr. Rafael Augustus de Oliveira)

EFEITOS DO HIDRORESFRIAMENTO NA QUALIDADE E CONSERVAÇÃO PÓS-COLHEITA DE CEBOLINHA
(Pâmela Santaguita Betin, sob orientação da Profa. Dra. Juliana Aparecida Fracarolli)

MUDAS DE ALFACE EM CASA DE VEGETAÇÃO COM DIFERENTES GRAUS TECNOLÓGICOS
(Vitor Gonçalves da Silva, sob orientação da Profa. Dra. Thais Queiroz Zorzeto Cesar)

Trabalho apresentado na modalidade oral:

AVALIAÇÃO DO FRUTO DA GOIABEIRA EM DIFERENTES ESTÁDIOS DE MATURAÇÃO ATRAVÉS DE MÉTODOS TRADICIONAIS E BIOSPECKLE
(Pâmela Santaguita Betin, sob orientação da Profa. Dra. Juliana Aparecida Fracarolli)

Realizado pela ALEIA (Asociación Latinoamericana y del Caribe de Estudiantes de Ingeniería Agrícola), já em sua nona edição, o CLEIA trata-se do maior e mais importante congresso de engenharia agrícola promovido aos estudantes de engenharia agrícola e carreiras afins em toda a América Latina e Caribe, com conferências magistrais das grandes áreas, apresentações de trabalhos científicos dos mais diversos temas e atividades culturais e esportivas, promovendo um espaço de intercâmbio científico, acadêmico, social e cultural entre estudantes e profissionais se diversos países do território.

Nesta ocasião, junto aos alunos da UNICAMP, participaram os estudantes Emerson José Martins Fonseca (UFLA/MG) e Bruno Javier Carozo Arze (UFS/SE), representando a delegação brasileira neste importante evento.

O X CLEIA será realizado no próximo ano, tendo como sede a Universidad Autónoma Chapingo, em Texcoco de Mora, no México.
Página 1 de 2

Please publish modules in offcanvas position.