feagriemfoco

Feagri

Quarta, 03 Outubro 2018 13:57

FEAGRI no IX CLEIA Colômbia 2018

Entre os dias 17 e 21 de setembro de 2018, estudantes da FEAGRI participaram, representando o Laboratório de Tecnologia Pós-colheita, do IX CLEIA - Congreso Latinoamericano y del Caribe de Estudiantes de Ingeniería Agrícola, realizado na Universidad Nacional de Colombia, em Bogotá - Colômbia.

No âmbito deste congresso, os alunos Luna Valentina Angulo Arias (doutorado), Pâmela Santaguita Betin (graduação) e Vitor Gonçalves da Silva (graduação) apresentaram seus trabalhos científicos desenvolvidos em nossa faculdade, os quais são descritos a seguir.

Representando a FEAGRI no IX CLEIA - Congreso Latinoamericano y del Caribe de Estudiantes de Ingeniería Agrícola, na Universidad Nacional de Colombia, em Bogotá - Colômbia. Dessa vez em dose tripla pelo LABORATÓRIO DE TECNOLOGIA PÓS-COLHEITA (LTPC).

Trabalhos apresentados na modalidade pôster:

CARACTERIZAÇÃO DE SUBPRODUTOS AGROINDUSTRIAIS: LARANJA E MARACUJÁ
(Luna Valentina Angulo Arias, sob orientação do Prof. Dr. Rafael Augustus de Oliveira)

EFEITOS DO HIDRORESFRIAMENTO NA QUALIDADE E CONSERVAÇÃO PÓS-COLHEITA DE CEBOLINHA
(Pâmela Santaguita Betin, sob orientação da Profa. Dra. Juliana Aparecida Fracarolli)

MUDAS DE ALFACE EM CASA DE VEGETAÇÃO COM DIFERENTES GRAUS TECNOLÓGICOS
(Vitor Gonçalves da Silva, sob orientação da Profa. Dra. Thais Queiroz Zorzeto Cesar)

Trabalho apresentado na modalidade oral:

AVALIAÇÃO DO FRUTO DA GOIABEIRA EM DIFERENTES ESTÁDIOS DE MATURAÇÃO ATRAVÉS DE MÉTODOS TRADICIONAIS E BIOSPECKLE
(Pâmela Santaguita Betin, sob orientação da Profa. Dra. Juliana Aparecida Fracarolli)

Realizado pela ALEIA (Asociación Latinoamericana y del Caribe de Estudiantes de Ingeniería Agrícola), já em sua nona edição, o CLEIA trata-se do maior e mais importante congresso de engenharia agrícola promovido aos estudantes de engenharia agrícola e carreiras afins em toda a América Latina e Caribe, com conferências magistrais das grandes áreas, apresentações de trabalhos científicos dos mais diversos temas e atividades culturais e esportivas, promovendo um espaço de intercâmbio científico, acadêmico, social e cultural entre estudantes e profissionais se diversos países do território.

Nesta ocasião, junto aos alunos da UNICAMP, participaram os estudantes Emerson José Martins Fonseca (UFLA/MG) e Bruno Javier Carozo Arze (UFS/SE), representando a delegação brasileira neste importante evento.

O X CLEIA será realizado no próximo ano, tendo como sede a Universidad Autónoma Chapingo, em Texcoco de Mora, no México.
Segunda, 01 Outubro 2018 09:54

Farinha de bambu é testada com sucesso

Prof. Dr. Antonio Ludovico Beraldo, docente aposentado da FEAGRI , convidado, integra equipe da FEA que desenvolveu farinha a base de bambu.

Leia mais...

Terça, 25 Setembro 2018 10:08

FEAGRI participa do Projeto Lixo Zero

A FEAGRI participa do Projeto Lixo Zero com duas propostas de ações com objetivo de contribuem para o não agravamento da crise ambiental.

1) A primeira proposta é para minimizar o desperdício de água potável dos laboratório com o uso de destiladores de água H2O. Esta proposta visa a substituição de destiladores de água convencionais por sistema de filtração construído com materiais alternativos, com um custo aproximado de R$ 2.000,00, o qual a FEAGRI custeará.

Esta proposta tem como responsável o servidor Giovani Archanjo Brota - Laboratório de Meio Ambiente e Saneamento/FEAGRI.


2) A segunda proposta, que já está em ação, é a utilização de paletes para fabricação de móveis. Esta proposta visa a criação de espaços de convivência sustentáveis, que poderá ser utilizado para apresentação de ideias ou produtos que se encaixe dentro do tema Sustentabilidade. Espaços assim já foram montados na Universidade (DGA, RU e RS).

Esta proposta tem como responsável o servidor José Maria da Silva - Seção de Protótipos/FEAGRI.

Leia mais...

Durente o XLVII CONBEA - Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola, realizado entre os dias 6 e 8 de agosto de 2018 no Centro Internacional de Convenções do Brasil - Brasília/DF, alunos da FEAGRI recebem Menção Honrosa:

"Mudas de alface em casa de vegetação com diferentes graus tecnológicos"
Autor: Vitor Gonçalves da Silva
Orientação: Profa. Dra. Thais Queiroz Zorzeto Cesar
Recebeu Menção Honrosa como melhor trabalho apresentado na área de Construções Rurais e Ambiência, na categoria Pôster.

"Avaliação do fruto da goiabeira em diferentes estádios de maturação através de métodos tradicionais e biospeckle"
Autora: Pâmela Santaguita Betin
Orientação: Profa. Dra. Juliana Aparecida Fracarolli
Recebeu Menção Honrosa como melhor trabalho apresentado na área de Ciência e Tecnologia Pós-colheita, na categoria Oral.

Leia mais...

Linha de pesquisa mantida pelo Prof. Dr. Zigomar Menezes de Souza, da Feagri, visa encontrar manejos mais conservacionistas para o plantio da cana-de-açúcar.

Os estudos, que vêm sendo conduzidos há cerca de três anos, em área experimental da Usina Santa Fé, no município de Ibitinga, São Paulo, e que contaram com o apoio financeiro da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (FEALQ), obedecem algumas vertentes conduzidas por doutorandos. Em uma delas, Camila V. Vieira Farhate analisa o acúmulo de carbono no solo. Em outra, Lenon Henrique Lovera concentra-se no crescimento radicular da cana-de-açúcar. Já Ingrid Nehmi de Oliveira se ateve à determinação do teor de água no solo quando submetido a diversas plantas de cobertura e diferentes sistemas de preparo.

Leia mais...

O Prof. Dr. Nelson Modesto Arraes, docente da FEAGRI e um grupo de quatro estudantes da Unicamp, incluindo Juliana Machado de Freitas, discente da FEAGRI, embarcou dia 27/06, para Salamanca na Espanha, onde ficarão por três semanas aprofundando o idioma espanhol e conhecendo e aprendendo a cultura do país. A oportunidade surgiu do Programa TOP Espanha do Banco Santander Universidades.

Leia mais...

Please publish modules in offcanvas position.