feagriemfoco

2019 (13)

Iniciativa de alunos e funcionários da FEAGRI estão ajudando a compor a mostra de arquitetura e paisagismo da 38a. Edição da Expoflora na cidade de Holambra.

O tema este ano será "Reusar para não Comprar" e no espaço 01 (Sustentabilidade na Prática) contará com exposição de uma casa de vegetação, desenvolvida pelos alunos de graduação do Grupo GESTAC - Grupo de Estudos em Ambiência e Controle", tendo como membros Ederson Kazuo, Fábio Ribeiro, Felipe Barbosa, Marcus Vinicius, Matherus Bignado, Paulo Sales e Vinícios Fonseca.

A casa de vetetação tem como objetivo, produzir tecnologias que otimizem os processos de cada cultura por meio de um ambiente controlado. O aspecto ecológico e a acessibilidade econômica são premissãs base do projeto, buscano otimizar os processos de ambiência com enfoque na sustentabilidade. O projeto visa levar aos pequenos e médios produtores, as tecnologias mais recentes do mercados, conciliando baixo custo e alta eficiência.

O espaço 01 foi montado com o mobiliário fabricado em pallets, desenvolvido pelo funcionário da FEAGRI, José Maria da Silva, responsável pelo Projeto Recicle.

Leia mais...

 

Em pesquisa orientada pelo professor Jansle Vieira Rocha da Feagri, a oceanógrafa Valéria Cress Gelli desenvolveu tese de doutorado que teve como objetivo contribuir para o cultivo ordenado e responsável da macroalga Kappaphycus alvarezii, com vistas à obtenção do seu extrato como biofertilizante agrícola no litoral Norte do Estado de São Paulo.

Leia mais...

O Desafio premiou duas equipes em categorias diferentes, avaliação da banca e voto popular, sendo que um dos times que se sagrou foi a Esma, com a melhor avaliação pela banca.

O nome da equipe vem da missão de tornar empresas mais sustentáveis para com o meio ambiente (Empresa, Sustentabilidade, Meio Ambiente).

A Esma  é composta pelos alunos de pós-graduação da FEAGRI, Haroldo Rego, Joziane Fialho, Kiane Visconcin e Priscila dos Santos. A equipe teve mentoria empresarial de Carlos Gondo da Requestia, além da mentoria acadêmica do Prof. Dr. Lauro Kubota, do Instituto de Química da Unicamp.

Leia mais...

O Prêmio Inventores Unicamp é uma cerimônia realizada pela Agência de Inovação Inova Unicamp que tem como objetivo homenagear alunos, ex-alunos, pesquisadores e docentes envolvidos em atividades de proteção e transferência de tecnologia e, com isso, promover o estímulo à inovação junto à comunidade acadêmica.

A FEAGRI tem alunos, docentes e funcionários, premiados em duas categorias: Tecnologia Licenciada e Patentes Concedidas.

Leia mais...

Quinta, 25 Julho 2019 08:14

Aos nossos inventores, uma homenagem

Uma iniciativa pioneira nascia em 2004, um ano após a criação da Agência de Inovação Inova Unicamp, para homenagear os inventores da Unicamp. Era o Prêmio Inventores, iniciativa que, a princípio, premiou nove docentes da Universidade que participaram do desenvolvimento de tecnologias licenciadas em 2003. 15 anos se passaram desde a primeira edição e, hoje, a Inova Unicamp registra um aumento significativo de premiados, além de expandir as categorias de premiação.  Nesta edição, a cerimônia de premiação foi realizada no dia 27 de junho, no Portal Girassol.

213 profissionais – entre docentes, pesquisadores, alunos, ex-alunos – foram contemplados nesta edição do evento, nas categorias: “Tecnologia Absorvida pelo Mercado”, “Tecnologia Licenciada”, “Patente Concedida” e “Licenciamento de Tecnologia para criação de Spin-Off”. Além disso, foram homenageadas duas unidades de ensino e pesquisa da Universidade.

CATEGORIA PATENTE CONCEDIDA

Premiado: Adriano Chaves Bastos (FEAGRI); Leandro Morais (FEAGRI); Antonio Carlos de Oliveira Ferraz (FEAGRI) 

Patente Concedida: Dispositivo de regulagem automática de deformação específica limite, método de operação e uso do referido equipamento

Leia mais...

Promover a sinergia entre grupos de pesquisa da Faculdade de Engenharia Agrícola da Unicamp e inúmeras empresas e ONGs ligadas à bieconomia foi o foco do 1º Workshop de Inovação da Feagri (WI-Feagri) que aconteceu em 4 e 5 de julho.

Leia mais...

A discente Monique Pires Gravina de Oliveira foi contemplada pela Comissão Fulbright Brasil com o Doctoral Dissertation Research Award. O DDRA consiste em um programa de bolsa de estudos por meio do qual estudantes de doutorado recebem financiamento para conduzir parte de sua pesquisa em uma universidade dos Estados Unidos. A Fulbright é uma instituição americana prestigiada e reconhecida internacionalmente, que viabiliza o intercâmbio de estudantes de pós-graduação, professores e pesquisadores que queiram fazer a diferença em suas comunidades por meio da pesquisa e do conhecimento

Leia mais...

Unicamp divulga selecionados para Bolsa de Estudos na Babson College, em parceria com o Santander X

Após submissão das propostas de alunos e docentes para as bolsas de estudo em Curso de Empreendedorismo na Babson College, a Unicamp e o Santander X divulgam os selecionados, a partir das informações submetidas pelos concorrentes na plataforma Santander X. No total, a iniciativa elegeu dois alunos e dois professores da Universidade que terão as despesas custeadas para participação no programa, que acontece em meados de junho e julho. Confira os selecionados abaixo:

Docente

Profa. Juliana Fracarolli, da Faculdade de Engenharia Agrícola (FEAGRI)

Leia mais...

Matéria publicada na Revista ComCiência,aborda os desafios além do desenvolvimento de novas tecnologias.

O texto tem como autores, a doutoranda Monique Pires Gravina e Oliveira, orientada pelo Prof. Dr. Luiz Henrique Antunes Rodrigues e os docentes, Prof. Dr. Angel Pontin Garcia e Prof. Dr. Daniel Albiero, todos da Faculdade de Engenharia Agrícola da UNICAMP.

Leia mais...

Os pallets confeccionados no Laboratório de Protóticos da FEAGRI, à partir de material descartado, foram expostos no Ibirapuera - SP no último dia 06/04.

Representados pelo funcionário José Maria da Silva, que organizou a montagem, o material participou do "Dia da Boas Ações" - O maior evento de voluntariado do mundo.

 

Please publish modules in offcanvas position.