pos graduacao

Recursos Financeiros

A CPG administra os recursos da Capes/PROAP. Esses recursos podem ser atribuídos a qualquer aluno regular do Programa e não somente aos bolsistas, exigindo-se que esses alunos estejam dentro dos prazos estabelecidos pelo Programa como ideais (24 ou 48 meses no Mestrado e Doutorado, respectivamente) e atendam às Normas CAPES/PROAP e Norma Interna de Auxílio Financeiro (em anexo).

Esses recursos serão destinados, prioritariamente a:

  1. Publicação de trabalhos científicos em Periódicos Nacionais e Internacionais classificados como A1, A2, B1 e B2, no Qualis;
  2. Complementação de recursos para a participação em eventos científicos com apresentação de trabalho desenvolvido na Feagri, em parceira com docentes do Programa;
  3. Complementação de recursos para viabilização da pesquisa.

Destacamos, principalmente no caso dos itens 2 e 3, o caráter exclusivamente complementar dos recursos. É imprescindível, portanto, que o aluno e o orientador avaliem, desde o início da elaboração da metodologia da pesquisa a ser desenvolvida, a questão ligada às verbas necessárias para a viabilização da mesma e, caso verifiquem a necessidade de algum recurso financeiro (material de consumo, equipamentos, ensaios ou análises específicas não disponíveis, viagens etc.), elaborem solicitação de financiamento à alguma agência de fomento, empresa etc. Esse ponto é especificamente destacado aqui porque tem sido um dos principais problemas encontrados pelos alunos para a realização de suas pesquisas nos prazos e cronogramas estabelecidos.                          

Os pedidos de verba são apreciados pela Comissão de Pós-Graduação em reunião ordinária que acontece mensalmente.

PRAZO DE SUBMISSÃO

Os pedidos deverão ser entregues até a última 4ª-feira de cada mês para que sejam inseridos na Pauta da Reunião do mês. subsequente. Caso contrário, serão analisados somente na pauta do mês subseqüente. (Atenção para não prejudicar a análise do pedido - prazo descrito abaixo).

Para pedidos de complementação de recursos visando a participação em eventos científicos com apresentação de trabalho, que deverão ser protocolados com, no mínimo, 30 dias de antecedência ao evento e os de complemetanção de recursos para a viabilização da pesquisa, com, no mínimo, 30 dias de antecedência da viagem.

NORMAS

Portaria CAPES nº 64, de 24 de março de 2010.

Norma Interna CPG/Feagri Nº02/2012 (em anexo Norma Interna de Auxílio Financeiro)

PRESTAÇÃO DE CONTAS

A prestação de contas dos recursos aprovados e liberados pela CPG/Feagri deverão ser feitas seguindo normas estabelecidas pela mesma, no prazo máximo de 15 dias após a liberação do recurso.
Anexos:
ArquivoDescrição(Tamanho do Arquivo)Downloads
Fazer download deste arquivo (NormaInterna03-2016-UsoVerbaPROAP.pdf)Norma Interna 03-2016Utilização de recursos PROAP(131 kB)244

Please publish modules in offcanvas position.