Unicamp

Planejamento Estrategico - 2003

Em 2002 a Diretoria da Faculdade aprovou a criação da sua Comissão de Planejamento Estratégico, composta por seis docentes, dois servidores técnicos e administrativos e dois discentes, com a atribuição de conduzir e elaborar o planejamento estratégico da FEAGRI.
Por muitos meses a Comissão reuniu-se semanalmente não somente com a finalidade de inserir-se no processo de planejamento estratégico institucional para atendimento de uma demanda da Administração Superior da Universidade, mas principalmente com o objetivo de aproveitar a oportunidade e repensar a Faculdade de Engenharia Agrícola, buscando traduzir no documento ora apresentado um Planejamento Estratégico totalmente gestado por sua comunidade.
Até chegarmos a este documento, além das inúmeras reuniões da Comissão de Planejamento, foram realizadas diversas atividades, destacando-se aquelas que buscaram o envolvimento de toda a comunidade nesse processo, cumprindo assim a necessária “etapa de sensibilização”, ao mesmo tempo em que buscou a confraternização e união de sua comunidade.
Nesse sentido, a Diretoria reservou espaço em todas as reuniões mensais da Congregação para que a Comissão não só relatasse o andamento dos trabalhos, mas também promovesse a realização de dinâmicas, apresentações orais e em vídeo e outras atividades importantes para o planejamento da Faculdade. Além disso, a Comissão promoveu a intensa divulgação do material obtido e produzido à comunidade, seja através de distribuição dos diversos documentos, impressos ou via e-mail, seja através da organização de uma biblioteca do PLANES, alocada permanentemente em uma de suas salas de reuniões, bem como através de um painel específico sobre o assunto, instalado na recepção do prédio principal da Faculdade. Houve ainda a realização de diversos encontros, como cafés-da-manhã no Campo Experimental e jogos cooperativos setorizados, abrangendo assim aproximadamente oitenta por cento do nosso corpo docente e de servidores técnicos e administrativos, num momento de integração que, sem dúvida, foi de fundamental importância nesse processo de sensibilização da comunidade interna.
Deve ser destacada também a realização de dois workshops externos com a finalidade de elaborar este documento. Os encontros ocorreram em dois sábados (setembro e outubro) no Hotel Sol Inn com a participação de aproximadamente trinta pessoas, dentre elas integrantes da Diretoria e da Comissão de Planejamento Estratégico, além de docentes, servidores e alunos de graduação e de pós-graduação com interesse e disponibilidade.
Com a inestimável colaboração da Sra. Maria Aparecida Quina de Souza, funcionária da Coordenadoria da DGA, atuando como facilitadora dos trabalhos, a quem deixamos aqui registrados nossos agradecimentos, foram discutidos missão, visão de futuro, princípios e valores, ambiente interno e externo e estratégias.
Todo o trabalho elaborado nesses dois dias foi sistematizado pela Comissão, validado pelos participantes dos workshops, divulgado à comunidade e, finalmente, aprovado pela Congregação em 11 de dezembro de 2003. Inúmeras foram as dificuldades encontradas para a realização do nosso planejamento estratégico, que vão desde a falta de disponibilidade de tempo da comunidade, da Diretoria e da Comissão, todos envolvidos com suas exaustivas tarefas do dia-a-dia, até a resistência de alguns em relação a esse processo, muitas vezes por questões filosóficas.
Dessa forma, temos consciência de que este planejamento, antes de ser um consenso sobre a análise e o planejamento do futuro da FEAGRI, é o resultado de um longo exercício de sua comunidade na nova tarefa de pensar a si mesma, tarefa essa que não se esgota aqui até porque a nossa Comissão PLANES dará continuidade ao seus trabalhos, não só aprofundando e rediscutindo sistematicamente este documento, mas também avaliando o sucesso de sua implementação.
 

pdf   relplanes2003.pdf | 216253 KB | 2022-08-03 14:22:41