Pesquise como uma Garota: Mentes que Marcaram a Ciência

Há alguns meses, participei de um encontro de pesquisas onde, por alguns instantes, reparei juntamente com uma amiga que não havia muitas mulheres palestrando. Na verdade, a diferença chegava a ser desproporcional. Confesso que aquilo ficou na minha cabeça por muito tempo. Por dias, tentei buscar em minha mente os livros de ciência da escola e falhei em encontrar a imagem de alguma mulher que já estivesse retratada ali.

Tempos depois, no escritório do GBMA, vi a Fabi usando uma camiseta que dizia "Pesquise como uma garota". Horas mais tarde, ao conversar com o Gustavo Mockaitis, ele me perguntou se eu já tinha ouvido falar sobre Marie Curie e sugeriu que eu procurasse sobre a sua história, mencionando até um filme na Netflix. Desde então, percebi o quão pouco sabia sobre as mulheres que fizeram tanto pela ciência, e isso despertou em mim o interesse de buscar cada vez mais informações a respeito.

Neste post, trago algumas delas para que você possa conhecer.

Rosalind Franklin: Desvendando o DNA
Começamos com uma verdadeira visionária. Rosalind Franklin contribuiu significativamente para a compreensão da estrutura do DNA, todavia, muitas  vezes sua contribuição tenha sido negligenciada. Suas imagens de difração de raios-X forneceram insights cruciais para o modelo de dupla hélice do DNA. Quebrando barreiras, Rosalind deixou uma marca registrada na genética.
Rosalind Franklin – Wikipédia, a enciclopédia livre

Jaqueline Goes e Ester Sabino: As Heroínas do Microbioma Brasileiro

Nessa lista também trazemos as brasileiras, a incrível dupla Jaqueline Goes e Ester Sabino. Elas lideraram a pesquisa para sequenciar o genoma do coronavírus quando ele começou a dar as caras. Graças a suas contribuições, pudemos entender melhor o vírus e desenvolver estratégias para combatê-lo.

As mulheres que vêm movendo o mundo

Marie Tharp: Mapeando as Profundezas do Oceano
Navegando para o oceano profundo, encontramos Marie Tharp, uma geóloga marinha que literalmente mapeou as cordilheiras submarinas. Seu trabalho revelou a verdade sobre a deriva continental e a teoria das placas tectônicas.
Lamont's Marie Tharp: She Drew the Maps That Shook the World

Lise Meitner: Física Nuclear que Brilhou na Escuridão
Ela foi fundamental na descoberta da fissão nuclear, uma contribuição colossal para a física moderna. Seu brilhantismo brilhou mais forte do que qualquer reação nuclear!
Mulheres que mudaram a engenharia e a ciência: Lise Meitner

Ada Lovelace: Rainha da Programação
Ela escreveu o primeiro algoritmo destinado a ser processado por uma máquina, tornando-se a primeira programadora da história. Um gênio matemático que deu o caminho para a era digital.
Quem foi Ada Lovelace? Veja história da primeira programadora do mundo

Cecilia Payne: Estrelas em Seus Olhos
A astrofísica Cecilia Payne desvendou a composição das estrelas, revelando que o hidrogênio é o elemento mais abundante no universo. Seu trabalho revolucionou nossa compreensão do cosmos.
Cecilia Payne-Gaposchkin, a mulher que descobriu do que são feitas as  estrelas - BBC News Brasil

Emmy Noether: A Matemática que Transformou a Física
Se alguém disser que matemática e física não combinam, é melhor falar sobre Emmy Noether. Ela desenvolveu teoremas que tiveram um impacto gigantesco na física teórica, incluindo o famoso teorema que relaciona simetria e conservação de energia.
Emmy Noether – Wikipédia, a enciclopédia livre

Marie Curie: Colecionadora de Nobel
E, é claro, não podemos esquecer de Marie Curie, nossa estrela da calçada da famo aqui no blog. Ela foi a primeira mulher a ganhar um Prêmio Nobel e ainda conseguiu dois deles! Suas descobertas sobre a radioatividade abriram caminho para avanços médicos e científicos. Ela é uma prova viva de que a persistência e a paixão podem levar a conquistas extraordinárias.
Marie Curie primeira mulher do mundo a ganhar um prêmio Nobel - Univiçosa |  Centro Universitário de Viçosa

Então, se você acha que a ciência não é para garotas, pense novamente! Essas mulheres incríveis nos mostram que a curiosidade, a determinação e o amor pelo conhecimento não têm gênero. Nunca deixe que alguem diga que você não é capaz, ou melhor, deixe dizer mas prove o contrário.  Quem sabe qual grande descoberta está apenas esperando para ser feita por você? O céu - e o laboratório - é o limite!