V Jornada de estudos em assentamentos rurais

Programação

Programação

PROGRAMAÇÃO

Quarta – feira: 15 de Junho de 2011

  • 09:30hs-10:00hs

    Solenidade de Abertura

    Prof. Dr. Mohamed Habib – Pró-Reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da Unicamp
    Prof. Dr. Denis Miguel Roston – Diretor da FEAGRI/UNICAMP
    Raimundo Pires Silva - Superintendente do Incra/SP
    Marco Aurélio Pilla Souza- Diretor Executivo da Fundação Itesp
    Prof. Drª Marion Aubrée – CRBC/EHESS
    Prof. Drª Sonia M. P. Pereira Bergamasco – Feagri/Unicamp

    Local: Anfiteatro da Feagri
  • 10:00hs-12:30hs

    Mesa Redonda 1: "Por um Balanço da reforma Agrária: dos dados censitários à análise comparativa"

    Ementa: Esta mesa propõe um debate que possa aprofundar a abordagem comparativa da realidade dos assentamentos brasileiros a partir dos dados do Censo de 2010, da posição dos movimentos sociais e de pesquisadores. Quais são os rumos que a reforma agrária e as experiências dos assentamentos rurais têm tomado? Como são as realidades enfrentadas por famílias assentadas em termos de infraestrutura, produção e renda; quais são as melhores maneiras de sua integração regional? São algumas questões a serem tratadas. O caráter comparativo desta mesa visa ressaltar os possíveis destinos das experiências de assentamentos, em função das tramas sociais constituídas pelos distintos conjuntos de agentes/atores políticos que animam o cenário regional em cada caso, ao mesmo tempo em que trará uma discussão de dados censitários mais gerais.

    Palestrantes:
    MS Brancolina Ferreira (IPEA)
    Dr. César Fernando Schiavon Aldrighi (Incra)
    Profa. Dra. Angela A. Kageyama (IE/Unicamp)
    Coordenação: Profa. Dra. Marion Aubrée (CRBC/EHESS-Paris)

    Local: Anfiteatro da Feagri
  • 12:30hs -14 :00hs

    Almoço
  • 14:00hs-15:30hs

    Vídeo "Diz aí Juventude Rural-Sustentabilidade" – produção TV FUTURA
    Local: Anfiteatro da Feagri

    Sessão Especial 1: "Agroecologia: sua relação como novos sujeitos políticos"

    Ementa: Nessa sessão abordaremos a temática da agroecologia como uma possibilidade de abertura de espaços para a emergência de novos sujeitos políticos da agricultura familiar, em que discutem-se as relações de poder instituídas, nesse caso, as mulheres e os jovens nos assentamentos rurais.

    Palestrantes:
    Profa. Dra. Ellen F. Woortmann (UNB)
    Dra. Emma C. Siliprandi (NEPA/Unicamp)
    Coordenação: Profa. Dra. Emília Pietrafesa de Godoi (IFCH/Unicamp)

    Local: Anfiteatro da Feagri

    Sessão Especial 2 "Políticas de Desenvolvimento Territorial e o Sistema de Gestão Estratégica da SDT/MDA"

    Ementa: A partir do enfoque territorial adotado para o desenvolvimento das políticas públicas do Ministério do Desenvolvimento Agrário, sobretudo através da Secretaria de Desenvolvimento Territorial, foi implantado o Sistema de Gestão Estratégica (SGE), através do qual busca-se monitorar e avaliar o desempenho dos territórios rurais atendidos pela SDT. Após uma primeira rodada de pesquisa já realizada, propõe-se a apresentação do SGE e a discussão preliminar dos dados, tendo o território rural do Pontal do Paranapanema (única célula do SGE do Estado de São Paulo) como base.

    Palestrantes:
    Dra. Mireya Valência (Secretaria de Desenvolvimento Territorial - SDT/MDA)
    MS Anderson Antonio da Silva (FATEC/Presidente Prudente e Técnico da Célula do Pontal do Paranapanema)
    Coordenação: Prof.Dr. Luís Antonio Barone (Unesp/Presidente Prudente)

    Local: Sala EA - 01
  • 15:30hs-16:30hs

    Café Científico na Sessão Pôster

    Coordenação Sessão 1: Delmonte Roboredo – Sala AE 04
    Coordenação Sessão 2: Vanilde Ferreira de Souza Esquerdo - Sala EA-05
  • 16:30hs-19:00hs

    Vídeo "Diz aí Juventude Rural-Organização" – produção TV FUTURA
    Local: Anfiteatro da Feagri

    Mesa Redonda 2: "Cooperação e processos organizativos em assentamentos rurais: uma análise sob a ótica dos aspectos psicossociais e culturais"

    Ementa: Processos organizativos em assentamentos, enquanto uma prática social, é uma questão que envolve múltiplos fatores mediadores; para além das condições concretas objetivas, dos contextos políticos e ideológicos, é imprescindível buscar os aspectos psicossociais e culturais para entender como se dá o desenvolvimento da cooperação, quais os sentidos atribuídos pelos agricultores assentados em situação de organização interna na prática cotidiana, seja para qualquer finalidade: na luta pela terra, na organização da produção e comercialização, na logística de uso dos maquinários, na construção de moradias, no cuidado com crianças, etc. Para além da compreensão da organização cooperativa como uma estratégia econômica, pretende-se discutir as contradições presentes, a partir do resgate dos valores, das práticas culturais, das trajetórias e vivências dos agricultores assentados.

    Palestrantes:
    Profa. Dra. Rosemeire A. Scopinho (UFSCar)
    Prof. Dr. Fábio de Oliveira (PUC-SP e IP/USP)
    MS Adalberto F. Greco Martins (MST/Setor de Produção)
    Coordenação: Dra. Marcia Regina Oliveira Andrade (ITESP)

    Local: Anfiteatro da Feagri
  • 19:00hs-20:00hs

    Sessão de Lançamento de Livros

    Coordenador: Prof. Carlos Augusto Moraes e Araújo (Unesp/Ilha Solteira)

    Local : Funcamp

Quinta – feira: 16 de Junho de 2011

  • 9:00hs-12:00hs

    Mesa Redonda 3: "Reforma Agrária e Assentamentos Rurais: questões atuais, avanços e recuos"

    Ementa: A Reforma Agrária esteve sempre presente nos debates sobre o processo de desenvolvimento brasileiro. Isto porque a forte concentração da propriedade da terra no Brasil marcou historicamente o desenvolvimento do País. Atualmente a polêmica se a Reforma Agrária se constitui ou não um instrumento importante para sanar os problemas da sociedade brasileira que ainda perduram. A idéia desta mesa é trazer uma reflexão sobre esta e outras polêmicas que cercam as possibilidades de uma efetiva Reforma Agrária no Brasil com foco nos seus avanços e recuos. Para tanto, serão trazidos para esta discussão representantes de movimentos sociais, de organizações civis não governamentais e pesquisadores da questão agrária.

    Palestrantes:
    João Pedro Stédile (MST)
    Prof. Dr. Guilherme Costa Delgado (ABRA)
    Profa. Dra. Vera Lúcia Botta Ferrante (Uniara)
    Coordenação: Prof. Dr. José Juliano de Carvalho Filho (USP)

    Local : Anfiteatro da Feagri
  • 12:30hs-14 :00hs

    Almoço
  • 14:00hs-15:30hs

    Sessão Especial 3: "Agroindústrias e Assentamentos: redes sociais e mercados locais"

    Ementa: Abordar os limites e possibilidades do modo de produção Agroindustrial Familiar nos assentamentos, considerando as especificidades dos grupos de produção, destacando as principais formas de distribuição e comercialização (Redes Sociais, mercados locais, mercado em rede, emprego e renda, inserções locais, circuito curto e comércio justo) que viabilizam a diversificação da produção com agregação de valor e possibilidades da melhoria das condições de vida das famílias e consequentemente de desenvolvimento local para as regiões.

    Palestrantes:
    MS Leomar Luiz Prezotto (Consultor Autônomo)
    Prof. Dr. Miguel Angelo Perondi (UFTPR)
    Coordenação: Profa. Dra. Valéria Comitre (APTA/SAA-SP)

    Local : Sala EA - 01

    Sessão Especial 4: "A questão agrária brasileira: resgate histórico e implicação atuais"

    Ementa: Tendo em vista a importância da reforma agrária para o desenvolvimento de um país, faz-se necessário resgatar a história do acesso a terra no Brasil para procurar entender os motivos pelos quais o país não conseguiu ter uma estrutura agrária mais equitativa. Nesse sentido, pretende-se nessa sessão recuperar o histórico do acesso e de ocupação da terra no Brasil, procurando destacar os regimes de distribuição de terras, a legislação adotada ao longo dos séculos e as tensões sociais provocadas pela política agrária estabelecida desde a colonização até os dias recentes.

    Palestrantes:
    Prof. Dr. Luiz Inácio G. Gaiger (Unisinos/RS)
    Profa. Dra. Márcia Maria Menendes Motta (UFF)
    Coordenação: Prof. Dr. Fernando A. Lourenço (IFCH/Unicamp)

    Local : Anfiteatro da Feagri

    Sessão Especial 5: "Gestão participativa de projetos de recuperação florestal em assentamentos rurais: discussão de uma proposta metodológica"

    Ementa: Há um grande passivo ambiental nos assentamentos rurais brasileiros. Em São Paulo, o ITESP estima que há 34 mil ha de áreas ambientais degradadas a serem recuperadas nos 168 assentamentos rurais em que dá assistência. O conhecimento técnico para o planejamento e execução de projetos de recuperação florestal de áreas degradadas já está maduro, principalmente para as formações do bioma Mata Atlântica e Cerrado, e diversas organizações já possuem prática em gerir estes projetos de forma participativa. O resultado de vários projetos participativos de recuperação florestal aparece em artigos de revistas e anais de eventos que tratam do tema, todavia não há a descrição dos procedimentos operacionais adotados pelos gestores destes projetos, dificultando sua disseminação para outras organizações que tenham interesse em adotá-los ou mesmo utilizá-los como subsídio a elaboração de editais que exijam a adoção de práticas participativas nestes projetos. Em função desta carência, a FEAGRI/UNICAMP, em parceria com o ITESP e com o apoio financeiro da Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da UNICAMP, desenvolveu uma proposta de metodologia participativa para projetos de recuperação florestal em 2010. Nesta sessão, esta metodologia será apresentada e debatida com representantes do ITESP, do SMA/SP e da ONG Sociedade Humana Despertar.

    Palestrantes:
    Márcio Miguel Automare (Itesp)
    Dagoberto Meneghini (SMA)
    Fabio Augusto Barbosa (ONG Sociedade Humana Despertar)
    Coordenação: Prof. Dr. Nilson Antonio Modesto Arraes (Feagri/Unicamp)

    Local : Sala EA -08
  • 15:30hs-16:30hs

    Café Científico na Sessão Pôster

    Coordenação Sessão 3: Onilda Alves do Carmo – Sala EA-04
    Coordenação Sessão 4: Luiz Fernando Caldeira Ribeiro – Sala EA-05
  • 16:30hs-19:00hs

    Sessões Orais
  • 19:00hs-20:30hs

    Sessão de vídeo e Exposição de fotos "Outras linguagens para o mesmo tema"
    Local: Anfiteatro da Feagri

    Projeção de fotos "Saúde coletiva e saúde do trabalhador no agronegócio"
    Conversa a seguir com o autor das fotos
    Prof. Dr. José Roberto Novaes (UFRJ/Rio de Janeiro)

    Conversa com os autores da Exposição "Nosso olhar"
    (as fotos estarão em exposição durante os três dia da Jornada)
    Profa. Dra. Rosemeire A. Scopinho (UFSCAR)
    José Cláudio Gonçalves (PPGS-UFSCar)

    Exibição do vídeo"Diz aí Juventude Rural-Identidade" – produção TV FUTURA
    Conversa a seguir com Carolina Misorelli Mobilizadora na equipe central do Canal FUTURA
    Debate geral sobre a temática
    Coordenação: Dra. Kellen Maria Junqueira (Feagri/Unicamp)

Sexta – feira: 17 de Junho de 2011

  • 9:00hs-12:00hs

    Mesa Redonda 4: "Políticas Públicas: sua inserção nos assentamentos rurais"

    Ementa: Pretende-se nessa mesa discutir as políticas públicas voltadas para a agricultura familiar, em especial os assentamentos rurais. Dessa forma, tendo em vista as políticas agrícolas promovidas pelo governo federal objetiva-se verificar qual a real inserção dessas políticas para a promoção do desenvolvimento dos assentamentos e da melhoria da qualidade de vida dos assentados.

    Palestrantes:
    Prof. Dr. Lauro Francisco Mattei (UFSC)
    Marcelo Botton Piccin (MDS)
    MS Osvaldo Aly Junior (Uniara)
    Delwek Mateus (MST)
    Coordenação: Profa. Dra. Maristela Simões do Carmo (Unesp/Botucatu; Feagri/Unicamp)

    Local: Anfiteatro da Feagri
  • 12:30hs-14 :00hs

    Almoço
  • 14:00hs-15:30hs

    Vídeo "Diz aí Juventude Rural-Educação" – produção TV FUTURA
    Local: Anfiteatro da Feagri

    Sessão Especial 6: "Educação do Campo e Juventude: avanços, impasses e desafios do atual momento"


    Ementa: O percurso traçado pela Educação do Campo evidencia uma trajetória de lutas e vitórias, tendo sua origem vinculada à crítica ao modelo vigente de educação oferecido para os jovens brasileiros (especialmente os trabalhadores pobres do campo) e tendo como protagonistas os movimentos sociais de luta pela reforma agrária (especialmente o MST), colocando a educação como direito acessível a diferentes níveis de escolarização aos trabalhadores do campo. Porém, a complexidade da realidade nos coloca impasses: não basta apenas o acesso formal à escolarização, mas garantir uma educação de qualidade e pertinência à cada contexto social histórico; não basta pensar a Educação do Campo como uma política pública, mas o que isto representa em termos de relação entre movimentos sociais e Estado. O que perseguir nesta luta? Por outro lado, como enfrentar o desafio da permanência (ou não) dos jovens no campo, em especial nos assentamentos da reforma agrária, visto que seus projetos de vida e de profissionalização remetem não apenas aos condicionantes externos, mas também psicossociais. Uma questão recorrente: o acesso à escolarização do campo é um fator de retenção do jovem nos assentamentos da reforma agrária?

    Palestrantes:
    Profa. Dra. Maria Clara Di Pierro (USP)
    Profa. Dra. Sonia Meire Santos Azevedo de Jesus (UFPE)
    Coordenação: Dra. Julieta Teresa Aier de Oliveira (Feagri/Unicamp)

    Local: Anfiteatro da Feagri

    Sessão Especial 7: "Etnobotânica e Saúde: um promissor diálogo para os assentamentos rurais?"

    Ementa: A etnobotânica é a ciência que integra botânica e antropologia na perspectiva do entendimento das interações dinâmicas entre pessoas e plantas, estudando também o uso de plantas medicinais. No mundo rural é comum o uso dessas plantas para tratar problemas corriqueiros de saúde e está alicerçado num importante acervo de conhecimento popular, transmitido de geração para geração, especialmente pelas mulheres. Recentemente foi regulamentada a possibilidade de prescrição de fitoterápicos por profissionais da Rede Pública de Saúde, em função das várias pesquisas que vêm comprovando propriedades "medicamentosas" de determinadas espécies vegetais. Nesse sentido, o plantio de plantas medicinais em assentamentos pode ir além da destinação para uso na família e representar uma possibilidade de diversificação da produção agrícola e de geração de renda num contexto de resgate de saberes tradicionais.

    Palestrantes:
    Prof. Dr. Lin Chau Ming (FCA/Unesp - Botucatu)
    Dra. Maria Cláudia Silva Garcia Blanco (Dextru/Cati)
    Coordenação: Profa. Dra. Ana Maria Segall Correa (FCM/Unicamp)

    Local: Sala EA-07
  • 15:30hs-16:30hs

    Café Científico na Sessão Pôster
    Coordenação Sessão 5: Ana Paula Fraga Bolfe – Sala EA-04
    Coordenação Sessão 6: Aldenor Ferreira – Sala EA-05
  • 16:30hs-19:00hs

    Sessões Orais
  • 19:00hs na Casa do Lago/UNICAMP

    Exibição do filme "Migrantes"
    Conversa com o cineasta Beto Novaes, diretor do filme e com:
    Biólogo Dr. José Maria Gusman Ferraz (Associação Brasileira de Agroecologia)
    Profa. Dra. Marilda Aparecida de Menezes (UFCG)
    Coordenação: Dra. Giovanna Garcia Fagundes (IB/Unicamp)
    Promoção conjunta: Rede de Agroecologia da UNICAMP

Grupos de trabalho e seus respectivos coordenadores:

  • Gênero, geração e etnia
    Coordenadores: Profa. Dra. Neusa M. M. Gusmão (IFCH/Unicamp) e Profa. Dra. Marilda Aparecida de Menezes (UFCG)
  • Políticas públicas e poder local
    Coordenadores: Prof. Dr. Antonio Lázaro Sant'Ana (Unesp/Ilha Solteira) e João Leonel dos Anjos (ITESP)
  • Agroecologia
    Coordenadores: Dra. Ana Paula Pegorer de Siqueira (Consultora autônoma) e Dr. Francisco Corrales (Embrapa)
  • Estratégias de produção, geração de renda e agregação de valor
    Coordenadores: Prof. Dr. Dalcio Caron (Esalq/USP) e Profa. Dra. Maria Aparecida A. Tarsitano (Unesp/Ilha Solteira)
  • Tecnologias sociais e economia solidária
    Coordenador: Prof. Dr. Henrique T. Novaes (Unesp-Marília) e MS Lais Fraga (IG/Unicamp)
  • Processos de organização e socialização
    Coordenadores: Prof. Dr. Luiz Antonio C. Norder (UFSCar) e Profa. Dra. Rosângela A. de M. Hespanhol (Unesp/Presidente Prudente)
  • Questão agrária e movimentos sociais
    Coordenadores: Prof. Dr. Edgard A. Malagodi (UFCG) e Profa. Dra. Raquel S. Sant'Ana (Unesp/Franca)
  • Gestão, planejamento e ocupação do espaço
    Coordenadores: Prof. Dr. Sandro Tonso (FT/Unicamp) e Prof. Dr. Antonio Nivaldo Hespanhol (Unesp/Presidente Prudente)
  • Soberania e segurança alimentar
    Coordenadores: Prof. Dr. Walter Belik (Nepa/Unicamp) e Dra. Anne W. Kepple (Pesquisadora Colaboradora do NEPA/Unicamp e do DMPS/FCM/Unicamp)
  • ATER e ATES nos assentamentos
    Coordenadores: Prof. Dr. Pedro S. Neumann (UFSM) e Prof. Dr. Marcelo Miná Dias (UFV)
  • Questão ambiental: legislação e uso dos recursos naturais
    Coordenadores: Prof. Dr. Paulo Y. Kageyama (Esalq/USP) e Profa. Dra. Regina A. L. de Camargo (Unesp/Jaboticabal)
  • Infraestrutura e saneamento rural
    Coordenadores: Prof. Dr. Leonardo Barros Pinto (Unesp/Tupã) e Dr. Ricardo A. Petinari (Feagri/Unicamp)
  • Cultura e educação no campo
    Coordenadores: Profa. Dra. Gema G. S. L. Esmeraldo (UFCE) e Dra. Clarice A. dos Santos (Pronera/Incra)

Ainda na V Jornada:

  • Grande Feira da Agricultura Familiar com produtos de Assentamentos Rurais e Comunidades Quilombolas.
    - Alimentos orgânicos: Frutas, verduras, legumes, doces, compotas, picles, pães, bolachas
    - Artesanatos: em fibra de bananeira, bijuterias de sementes, móveis de madeira, sabonetes e muito mais.
  • VENHA CONFERIR OS PRODUTOS DA TERRA (e saborear/apreciar):
    Dia 16/06/2011 – Praça Central do Ciclo Básico I – das 09 às 16 horas
    Dias 15 e 17/06/2011 – FEAGRI – das 09 às 16 horas
  • Apoio STU e Fundação ITESP