Logística e Comercialização Agroindustrial

Projetos

O projeto de pesquisa tem o propósito de verificar quais possíveis rotas de escoamento da produção agrícola de soja são mais eficientes no estado do Mato Grosso. Partindo da criação de um indicador de desempenho que permitirá acompanhar as principais variáveis de interesse e possibilitar planejamento de ações visando melhorias de desempenho, através da utilização de ferramenta DEA – Análise Envoltória de Dados. Além disso, a pesquisa fornece subsídios no que tange o entendimento sobre quais os fatores (variáveis) preponderantes na logística do transporte de grãos podem ser mais eficientes, bem como os que apresentam baixa eficiência, para assim orientar a priorização de investimentos em setores que são mais sensíveis ao aumento de competitividade dentro do cenário atual.

O objetivo da pesquisa é avaliar a dinâmica de exportação no Porto de Santos a partir da Economia dos Custos de Transação (ECT). Para tanto, se faz necessário identificar a existência de custo de transação no ambiente portuário para a movimentação de duas importantes commodities agrícolas: soja e álcool. As dimensões da transação: especificidade dos ativos, a incerteza e a frequência serão avaliadas. Além disso, é proposto a construção de um índice de custo de transação (ICT) a fim de melhor identificar para qual classe de produto os custos de transação associados são maiores e qual a estrutura de governança - mercado, integração vertical ou contratos de longo prazo - é mais indicada.

Este projeto de pesquisa busca analisar e discutir os efeitos dos custos logísticos e das transações comerciais do etanol no mercado nacional e internacional. Através do desenvolvimento de um modelo de equilíbrio parcial formulado como um Problema de Complementaridade Mista (PCM) buscamos novas ferramentas analíticas que busquem reduzir os custos logísticos e de comercialização do etanol brasileiro.

O presente estudo visa avaliar as oportunidades, desafios e obstáculos para o desenvolvimento tecnológico visando a utilização sustentável e rentável da biomassa no Brasil. Já existe um amplo conhecimento acerca dos parâmetros técnico científicos que envolvem a implementação de projetos que utilizam inovações no campo da bioenergia, especificamente no campo da segunda geração. Todavia, em função do processo intenso de mudança que vem ocorrendo em todas as áreas de bioenergia, novos desafios emergem assim como obstáculos que só podem ser superados com base no conhecimento de como ocorre, em diferentes segmentos da cadeia produtiva do setor, a relação entre novas tecnologias e tecnologias existentes, o papel dos requisitos de sustentabilidade em cada etapa, seus efeitos conjuntos na rentabilidade esperada das inovações tecnológicas.

A presente proposta procura evidenciar a complexidade das questões envolvendo o agronegócio brasileiro ao discutir as condições para implantação de Sistemas de Preservação de Identidade (SPI) de grãos que atendam às exigências originadas a partir da difusão de cultivares geneticamente modificadas no Brasil. A dificuldade não reside apenas nos custos e nos impactos diferenciais da implantação desses sistemas nas distintas regiões produtoras/exportadoras de grãos do País, mas também na constatação das limitações originadas pela inércia criada pelo processo de commoditização das exportações associada aos procedimentos utilizados para garantir as mesmas em condições de fragilidade da infraestrutura de transporte e armazenagem. Isto posto, o objetivo desta pesquisa é analisar o efeito da segregação do milho na logística de transporte e armazenagem do Brasil, especialmente do milho geneticamente modificados, a partir das diretrizes do Protocolo de Cartagena de Biossegurança (PCB), bem como os desdobramentos na competitividade no mercado internacional. O tratamento do problema proposto exige a busca de novas ferramentas analíticas e simulação de cenários. Assim, a proposta é desenvolver um modelo de equilíbrio espacial apresentado sob a forma de um Problema de Complementaridade Mista (PCM). 

Apesar dos avanços significativos da agricultura brasileira, os custos logísticos sobretudo com transporte e armazenagem, continuam sendo as principais barreiras que limitam o potencial do agronegócio brasileiro. O objetivo da pesquisa é desenvolver um sistema de avaliação de desempenho que possibilite determinar e avaliar a eficiência relativa do processo logístico de exportação da soja através do método da Análise por Envoltória de Dados (Data Envelopment Analysis - DEA). Para tanto, pretende-se avaliar as principais rotas logísticas praticadas para o escoamento da produção das principais regiões produtoras, de maneira a estabelecer indicadores de desempenho que permitam comparar a eficiência entre as diferentes opções logísticas para o escoamento da soja. 

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