Logística e Comercialização Agroindustrial

Projetos

O objetivo da presente proposta é avaliar a eficiência do processo logístico de exportação da soja com origem no Mato Grosso e com destino aos portos de Santos e Paranaguá, identificando as principais variáveis que interferem no escoamento. Para tanto, a pesquisa pretende avaliar as variáveis relacionadas com os custos de transporte, armazenagem, diesel, tarifa e capacidade portuária, de maneira que permitam comparar a eficiência entre as diferentes rotas de transporte pelos dois portos em questão.

O Etanol tem contribuído para o bom desempenho e desenvolvimento do agronegócio brasileiro. Apesar de todo o avanço na cadeia do setor sucroenergético por meio de adoção de práticas que aumentam a qualidade, produtividade e racionalizam custos da produção, ainda há gargalos, principalmente aqueles relacionadas à falta de infraestrutura de transporte para o escoamento dos produtos até os portos. Isto posto, o objetivo geral deste projeto é caracterizar o processo logístico da distribuição de etanol no Estado de São Paulo, realizando um mapeamento das rotas logísticas que abastecem os principais portos do Estado, identificando as rotas logísticas mais competitivas.

O mercado da soja no Brasil tem se destacado nas últimas safras, o que leva o grão a ocupar posição destaque no mercado internacional. Entretanto, este patamar de sucesso pode estar ameaçado em função dos gargalos logísticos. Um sistema de escoamento de grãos eficiente será de grande importância estratégica para manter a posição de destaque do Brasil. A presente proposta visa analisar os direcionadores de competitividade da soja do Mato Grosso e o papel da logística neste contexto, com intuito de promover o aumento do desempenho da atividade.

A quantificação das perdas e a determinação das etapas na cadeia de distribuição em que elas são mais frequentes são necessárias para reduzir o desperdício de alimentos, os custos de distribuição e de comercialização e, consequentemente, aumentar a oferta de alimentos à população. Dessa forma, o objetivo da pesquisa é determinar quais são os principais pontos na cadeia de distribuição do tomate em que as perdas acontecem e, também, quantificar e avaliar a perda com foco na comercialização de tomate no CEASA-Campinas. 

Nas últimas safras, o mercado da soja no Brasil tem se destacado pelos sucessivos aumentos de produção e ganhos de produtividade que levaram o grão brasileiro a ocupar posição destaque no mercado internacional, confirmando-se como um dos maiores exportadores. Entretanto, esta posição de sucesso é ameaçada pelos gargalos logísticos. A hipótese da pesquisa é que a exportação da soja realizada através de rotas intermodais de transportes resulta em aumento da competitividade desta cadeia produtiva. O objetivo da pesquisa é avaliar as diferentes dimensões da competitividade das rotas logísticas de exportação da soja com origem na região Centro-Oeste. Para tanto, será aplicado o modelo de direcionadores de competitividade para analisar a eficiência das rotas de exportação.

As perdas em alimentos podem ser consideradas pelas reduções nas quantidades físicas do produto disponível para o consumo, que podem vir acompanhadas pela redução na qualidade, com a diminuição do valor comercial e/ou nutritivo do produto. O desperdício pode ser entendido como produtos subutilizados por desvio de ordem econômica ou inadequado conhecimento do valor alimentício potencial e de técnicas de processamento. O conceito de perda está em muitas vezes relacionado aos aspectos técnicos da produção e comercialização do produto. O objetivo da pesquisa é a criação de uma ferramenta que possibilite mensurar o nível de perda ao longo da cadeia produtiva. 

A ineficiência na logística da cadeia de hortifrutícolas é uma das variáveis que impacta diretamente no baixo consumo de frutas, legumes e verduras (FLV). Soma-se a isso, a nova tendência do consumidor em priorizar alimentos produzidos localmente (food miles). Assim, o objetivo desse projeto é construir um indicador de desempenho da rede logística de distribuição e abastecimento de FLV comercializadas no CEASA Campinas. Os resultados esperados são a identificação de pontos de melhorias nos fluxos de comercialização e contribuição às diretrizes para políticas públicas e econômicas de promoção à alimentação. 

A produção de milho no Brasil, juntamente com a de soja, contribui significativamente para a economia nacional. Os principais mercados consumidores do milho brasileiro estão localizados na Ásia e as principais regiões produtoras estão distantes dos portos exportadores, fazendo com que esse cereal percorra longas distâncias para chegarem ao seu destino, o porto. Dessa maneira, o custo com transporte e armazenagem são os principais limitantes do potencial competitivo do milho brasileiro. A proposta deste estudo parte da hipótese de que com a utilização da intermodalidade e da implementação da carga de de retorno (fertilizante) no fluxo logístico do milho poderá resultar em redução de custo com transporte e, consequentemente, aumento na competitividade internacional. A metodologia a ser utilizada é um modelo de equilíbrio espacial de programação quadrática para otimização dos fluxos logísticos. 

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