Blog

Post no Blog: Ferramentas para o aluno de pós – Dica rápida – Você sabe onde encontrar os fatores de impacto (JCR) de todas as revistas?

O chamado Fator de Impacto, também conhecido como JCR (ou Journal Citation Reports), é uma métrica calculada com base nos artigos indexados na plataforma Web of Science (ou seja, só tem JCR quem está indexado nesta base de dados). Sendo assim, um caminho para encontrar os fatores de impacto é via Web of Science.

O acesso à Web of Science é restrito a assinantes, então você precisa estar na rede da sua universidade para acessá-la. Além disso, você precisa ir via Portal de Periódicos da Capes. O caminho que eu uso é o seguinte:

Screenshot do Portal de Periódicos Capes com seta apontando para a busca de base de dados
1. No Portal de Periódicos da Capes, acessar a busca por bases de dados.

Screenshot do Portal de Periódicos após selecionar, na busca por bases de dados, a letra W. O critério de busca e o nome da Web of Science estão destacados com setas.
2. Depois de selecionar a letra W na tela de busca, selecionar a base Web of Science

Screenshot da página do Web of Science com seta apontando para o link do Journal Citation Reports
3. Na tela do Web of Science, clicar em Journal Citation Reports

Você agora consegue acessar todas as informações referentes aos JCR dos periódicos. Eu não coloquei print dessa parte por medo de processinho, mas você pode selecionar o ano do JCR que deseja consultar, pode fazer a busca filtrando por editora, pela categoria que te interessa (bem útil!). Por fim, cabe a ressalva de que o JCR é apenas uma métrica entre as várias existentes e, como todas as outras, apresenta limitações. Vale a pena ter uma conversa com seu orientador sobre o assunto e discutir o interesse de vocês nessa informação (que agora você já sabe como obter ;) ).

Edit: Em nota relacionada, este artigo sobre pesquisas inovadoras e fatores de impacto acabou de aparecer na minha timeline.

Tags: