Feagri em Foco
2019
A campanha de arrecadação de papel reciclável na FEAGRI, organizada pela funcionária Márcia Padovani da SAD, coletou 900 kg.
Toda organização e separação por tipo e cor, contou com a colaboração da patrulheira Dapne.
Esse material vendido a uma cooperativa recebeu R$ 350,00.
Esse valor foi doado para o Centro de Promoção para um Mundo Melhor - CEPROMM.
Na visita foram apresentados às Cooperadas 07 projetos desenvolvidos por grupos de estudantes da Feagri, que resultaram em produtos e soluções prontamente disponíveis para aplicação no ambiente daquela Cooperativa de Agricultores.
Foram os projetos:
- Software Aplicativo para Rastreabilidade de Produtos da Agricultura Familiar.
- Desenvolvimento de um Fluxograma para Processamento Mínimo de Couve.
- Sistema de Irrigação em Pequena Escala para uma Cultura de Banana.
- Protocolo para Tratamento e Reúso de Água utilizada no processamento de Mandioca.
- Construção em Bambu de Túnel de Sombreamento para canteiro de Hortícolas.
- Catálogo de Produtos e Estratégias de Marketing para os Produtos da Agricultura Familiar.
- Elaboração de Processo para Logística Interna de uma Cooperativa de Agricultores Familiares.
Ao longo do 2o semestre de 2019 foram realizadas 03 visitas ao local, as duas primeiras para reconhecimento e coleta de dados para elaboração dos projetos e a terceira para apresentação dos resultados, simulando assim, atividades que poderão vir a ser realizadas pelos futuros Engenheiros como Extensionistas Rurais.
A presença dos alunos da Feagri foi descrita como muito importante por parte das Cooperadas do Horto Vergel, uma oportunidade para incorporação de novas práticas e para troca de experiências entre os estudantes e os agricultores familiares, aproximando os dois universos. O desempenho da turma na apresentação do resultados foi muito bem avaliado pelas Cooperadas.
Ficamos orgulhosos e felizes por ver que os alunos da Feagri aceitaram e cumpriram com os desafios da Disciplina de forma competente, profissional e honrada. Parabéns !!!
A Comissão Organizadora do XLVIII Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola, expressa os mais sinceros agradecimentos a toda a comunidade feagriana pela colaboração e empenho dispensado ao sediar o CONBEA 2019 em nossa casa. Foram meses de organização que culminaram em 3 dias de um grandioso e exitoso evento que reuniu mais de 350 profissionais, técnicos, pesquisadores, estudantes de graduação e de pós-graduação, gestores e empresários do setor da Engenharia Agrícola e de áreas correlatas, nacionais e internacionais.
Fica registrado os cumprimentos à Diretoria de FEAGRI pelo apoio incondicionalmente para viabilizar a realização de todas as atividades nas instalações de nossa universidade.
Um agradecimento muito especial aos(às) alunos(as) de graduação e pós-graduação, funcionários(as) e docentes que integraram a Comissão Técnica de organização do evento, auxiliando em todas as atividades do congresso com muita dedicação e compromisso. Nada teria sido possível sem o apoio essencial dessas pessoas.
Por fim, mas não menos importante, o agradecimento a todos que participaram como congressistas, apresentando trabalhos científicos em sessões orais e/ou de pôster, bem como participando das demais atividades do congresso.
Esperando ter atingido as expectativas, sentimo-nos demasiadamente felizes e honrados em poder concluir com sucesso mais um evento em nossa Faculdade.
Aproveitamos para convidar para próxima edição do CONBEA que ocorrerá em Agosto de 2020 na cidade de Foz do Iguaçu!
Com gratidão, despedimo-nos com os melhores cumprimentos.
Por meio de um projeto de extensão, a Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri) promove o fortalecimento, a visibilidade e a ampliação da venda direta de alimentos de produtores rurais. O projeto, coordenado pela Profa. Dra. Vanilde Ferreira de Souza Esquerdo, atua em um acampamento no município de Limeira, que busca unir os saberes científicos e populares na produção do conhecimento.
Iniciativa de alunos e funcionários da FEAGRI estão ajudando a compor a mostra de arquitetura e paisagismo da 38a. Edição da Expoflora na cidade de Holambra.
O tema este ano será "Reusar para não Comprar" e no espaço 01 (Sustentabilidade na Prática) contará com exposição de uma casa de vegetação, desenvolvida pelos alunos de graduação do Grupo GESTAC - Grupo de Estudos em Ambiência e Controle", tendo como membros Ederson Kazuo, Fábio Ribeiro, Felipe Barbosa, Marcus Vinicius, Matherus Bignado, Paulo Sales e Vinícios Fonseca.
A casa de vetetação tem como objetivo, produzir tecnologias que otimizem os processos de cada cultura por meio de um ambiente controlado. O aspecto ecológico e a acessibilidade econômica são premissãs base do projeto, buscano otimizar os processos de ambiência com enfoque na sustentabilidade. O projeto visa levar aos pequenos e médios produtores, as tecnologias mais recentes do mercados, conciliando baixo custo e alta eficiência.
O espaço 01 foi montado com o mobiliário fabricado em pallets, desenvolvido pelo funcionário da FEAGRI, José Maria da Silva, responsável pelo Projeto Recicle.
Em pesquisa orientada pelo professor Jansle Vieira Rocha da Feagri, a oceanógrafa Valéria Cress Gelli desenvolveu tese de doutorado que teve como objetivo contribuir para o cultivo ordenado e responsável da macroalga Kappaphycus alvarezii, com vistas à obtenção do seu extrato como biofertilizante agrícola no litoral Norte do Estado de São Paulo.
O Desafio premiou duas equipes em categorias diferentes, avaliação da banca e voto popular, sendo que um dos times que se sagrou foi a Esma, com a melhor avaliação pela banca.
O nome da equipe vem da missão de tornar empresas mais sustentáveis para com o meio ambiente (Empresa, Sustentabilidade, Meio Ambiente).
A Esma é composta pelos alunos de pós-graduação da FEAGRI, Haroldo Rego, Joziane Fialho, Kiane Visconcin e Priscila dos Santos. A equipe teve mentoria empresarial de Carlos Gondo da Requestia, além da mentoria acadêmica do Prof. Dr. Lauro Kubota, do Instituto de Química da Unicamp.
O Prêmio Inventores Unicamp é uma cerimônia realizada pela Agência de Inovação Inova Unicamp que tem como objetivo homenagear alunos, ex-alunos, pesquisadores e docentes envolvidos em atividades de proteção e transferência de tecnologia e, com isso, promover o estímulo à inovação junto à comunidade acadêmica.
A FEAGRI tem alunos, docentes e funcionários, premiados em duas categorias: Tecnologia Licenciada e Patentes Concedidas.
Uma iniciativa pioneira nascia em 2004, um ano após a criação da Agência de Inovação Inova Unicamp, para homenagear os inventores da Unicamp. Era o Prêmio Inventores, iniciativa que, a princípio, premiou nove docentes da Universidade que participaram do desenvolvimento de tecnologias licenciadas em 2003. 15 anos se passaram desde a primeira edição e, hoje, a Inova Unicamp registra um aumento significativo de premiados, além de expandir as categorias de premiação. Nesta edição, a cerimônia de premiação foi realizada no dia 27 de junho, no Portal Girassol.
213 profissionais – entre docentes, pesquisadores, alunos, ex-alunos – foram contemplados nesta edição do evento, nas categorias: “Tecnologia Absorvida pelo Mercado”, “Tecnologia Licenciada”, “Patente Concedida” e “Licenciamento de Tecnologia para criação de Spin-Off”. Além disso, foram homenageadas duas unidades de ensino e pesquisa da Universidade.
CATEGORIA PATENTE CONCEDIDA
Premiado: Adriano Chaves Bastos (FEAGRI); Leandro Morais (FEAGRI); Antonio Carlos de Oliveira Ferraz (FEAGRI)
Patente Concedida: Dispositivo de regulagem automática de deformação específica limite, método de operação e uso do referido equipamento