Feagri em Foco
2020
A direção da FEAGRI relizou no dia 18/12 uma confraternização virtual com seus docentes e funcionários.
Foi um momento de agradecimento pelo ano vivido e aos profissionais que mantiveram suas atividades remotamente.
O diretor também agradeceu aos docentes e funcionários aposentados, transferidos para outras unidades e por término de contrato.
Foi solicitado 1 minuto de silêncio em memória de queridos professores que faleceram recentemente.
Abaixo o pronunciamento do Prof. Dr. Angel Pontin Garcia, diretor da FEAGRI
Boa tarde a todos!
A direção da FEAGRI agradece por terem aceitado participar dessa confraternização virtual.
Lamentavelmente, não será possível realizarmos o nosso encontro anual, como fazíamos nos anos anteriores, mas, na verdade, 2020 foi atípico em quase tudo em nossas vidas.
Nós chamamos vocês hoje, para uma despedida que prioriza o agradecimento.
Termos conseguido superar as limitações que nos foram impostas, estarmos saudáveis, produzindo e inovando nossa maneira de agir e trabalhar, são motivos de agradecimento.
Sabemos que todos tiveram que se renovar individualmente, aprendendo novas tecnologias e por isso as atividades da Faculdade seguiram com qualidade e presteza. Devemos isso a cada profissional do nosso quadro, que não se deixou abater pelas adversidades.
Desde o início da nossa gestão em julho de 2019, por não termos conseguido pautar uma agenda que privilegiasse as merecidas homenagens, não pudemos conferir mérito aos diversos profissionais que passaram pela FEAGRI e hoje, principalmente, devido às aposentadorias e término de contratos, não estão mais conosco.
Desde o início da nossa gestão em julho de 2019, nos despedimos:
- dos professores Rossi, Funes, Jansle e Biagi, todos participativos, engajados, com um histórico de profissionalismo e competência, que ergueram essa Faculdade, tornando-a, o que ela é hoje;
- dos funcionários Rita, Edgar, Gisleide e Maurício, que só acrescentaram positividade na história da FEAGRI, ajudando a fundar as bases administrativas da nossa organização, além da amizade e companheirismo;
- do Clóvis que transferiu-se para galgar novas experiências profissionais;
- da Isabel, nossa estimada copeira, que ultrapassou as paredes da Copa com sua generosidade e gentileza, sendo uma unanimidade na nossa Comunidade;
- da Rebeca, funcionária temporária que com muita competência desempenhou suas atividades na pós-graduação;
- da Dafne, patrulheira da SAD, proativa e incrivelmente solícita;
- do Caio, estagiário da Setor Financeiro, que ajudou muito na demanda das atividades.
Gostaria de falar individualmente de cada um deles e quero lançar esse compromisso, que na primeira oportunidade que pudermos nos reunir, essas homenagens serão realizadas, com o devido cerimonial que elas merecem.
Merecem também serem lembrados, nossos queridos professores Luiz Antonio Daniel, Kil Jin Park e Antonio Ludovico Beraldo, que partiram do nosso convívio, deixando saudade e admiração. Nós que convivemos, fomos alunos e amigos deles, devemos reverenciar sua memória e o legado que deixaram, enquanto profissionais e seres humanos.
Quero ser breve, porque todos tem seus compromissos e seguiremos com a pauta da última Congregação de 2020, mas antes de me despedir desejando um Feliz Natal e um Excelente 2021, quero falar sobre mais perdas, que doem e nos marcam.
Dizem que 2020 deve ser um ano a ser esquecido.
Não acredito! 2020 será o ano que marcará nossas memórias.
Ouvimos como nunca, a palavra morte. Diariamente. É impossível aceitarmos passivamente essa condição, mas é real e precisa ser questionada, principalmente, porque muitas poderiam ser evitadas.
Não vou entrar em méritos políticos, ou debater o COVID-19, mas da mesma maneira que desejo que tenham boas festas nesse final de ano, digo: Mantenham a cautela!
Nossa família, nossos amigos, todos que amamos entendem o nosso distanciamento. Ele é temporário. Temos a esperança de uma vacina que se vislumbra. Vamos acreditar que em breve poderemos contar com essa proteção, fruto da ciência, motivo de existir uma UNICAMP e nossa produção cotidiana.
Bom, novamente agradeço por terem participado do nosso encontro.
É muito bom revê-los.
Se possível, realizaremos um registro, fotografando esse momento. Espero que consigamos, mas independente disso, sintam-se abraçados como se estivéssemos juntos.
Abraços em todos!!!
A Pró-Reitoria de Pesquisa da UNICAMP agraciou com Mérito Científico o trabalho "Estimativa de biomassa em pastagem utilizando séries temporais de imagens de sensoriamento remoto e aprendizagem de máquina”, apresentado pelo aluno de graduação VITOR HIROYA NISIEIMON. O trabalho foi orientado pela professora Gleyce Figueiredo e co-orientado pela pesquisadora de pós-doutorado Aliny Reis. O trabalho foi avaliado como um dos 20 melhores projetos de IC apresentados durante o XXVIII Congresso virtual de Iniciação Científica da UNICAMP.
Faleceu no início da tarde deste sábado (5), o professor Antonio Ludovico Beraldo, aos 69 anos de idade. Ele se aposentou em 2012 na Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri), onde foi diretor associado entre 2007-2011. Atualmente, constava dos quadros da Universidade como professor colaborador na Faculdade de Tecnologia, em Limeira.
Em 1979, o professor concluiu graduação em Engenharia Agrícola na Unicamp e, em 1987, recebeu o título de mestre também na Unicamp. Fez doutorado em Sciences Du Bois - Université de la Lorraine (1994), Nancy, France. Em 2005, realizou Pós-Doutorado na Universidad del Bío-Bío, Concepción, Chile.
Também participou em 2009, 2010 e 2016 de missões oficiais a Moçambique, sob os auspícios do Ministério de Relações Exteriores/ABC. É co-autor do livro "Bambu de corpo e alma" e autor do site www.apuama.org
Aprovado no Planejamento Estratégico da Universidade da CGU 2020, o Projeto de
Comunicação “Minuto UNICAMP”, desenvolvido pela COCEN, que englobará as 24
Unidades de Ensino e Pesquisa da UNICAMP e também os 2 Colégios Técnicos, apresenta o vídeo, protagonizado pelo Prof. Dr. Rafael Augustus de Oliveira, diretor associado da FEAGRI, representando nossa Faculdade.
Trata-se de um desdobramento do Projeto “Minuto COCEN” e que resultou em 21 vídeos sobre os Centros e Núcleos do sistema COCEN, com o intuito de utilizar linguagem moderna e ágil para explicitar a relevância das atividades desenvolvidas no âmbito da nossa
Universidade.
Engenharia Agrícola (Bacharelado) - Campinas - 5 Estrelas
A partir do dia 25 de outubro, todas as informações sobre o Guia da Faculdade 2020 poderão ser consultadas nos seguintes sites:
. Quero Educação: querobolsa.com.br/guia-da-faculdade
. O Estado de S. Paulo: publicacoes.estadao.com.br/guia-da-faculdade
***************************************************************
COMO É FEITA A AVALIAÇÃO
O Guia da Faculdade utilizou uma metodologia conhecida como "avaliação por pares" para analisar a qualidade de mais de 14 mil cursos superiores em todo o Brasil. Nesse processo, a equipe do Guia atua como um instituto de pesquisa, colhendo a opinião de milhares de professores que atuam no Ensino Superior.
Entenda como funcionam as principais etapas desse trabalho:
Participação das Instituições de Ensino Superior
Todas as instituições de ensino superior cadastradas no Ministério da Educação (Universidades, Centros Universitários, Faculdades e Institutos) são convidadas a fazer parte do Guia da Faculdade.
As instituições, por meio de seus colaboradores, cadastra pela primeira vez ou atualiza as informações de divulgação, de contato e sobre seus cursos.
Cursos avaliados
Com base nessas informações a equipe do Guia indica quais serão os cursos que participarão do processo avaliativo. Para serem analisados em 2020, eles precisaram atender aos seguintes critérios:
. Ter a titulação de Bacharelado ou Licenciatura;
. Ter ao menos uma primeira turma com alunos já formados (até o final do ano de 2019);
. Ter ao menos uma turma em andamento.
O Guia da Faculdade seleciona os cursos de acordo com as cidades onde eles são oferecidos. Se a mesma instituição de ensino oferece o curso de Administração em várias cidades, por exemplo, cada um deles recebe uma nota específica.
A única exceção é no caso de diferentes ofertas de um mesmo curso dentro da mesma cidade. Nessas situações, apenas o curso mais antigo da instituição naquela cidade será avaliado.
Informações utilizadas
A partir de abril deste ano, o coordenador de cada curso que foi avaliado recebeu um questionário onde pôde apresentar as principais características da sua graduação, com foco em três aspectos:
. Corpo docente: perfil dos professores vinculados ao curso e dados quantitativos
. Projeto didático-pedagógico: características da proposta de ensino do curso
. Infraestrutura: características sobre o espaço físico, materiais e equipamentos oferecidos
Esse questionário serviu de base para os avaliadores emitirem suas notas para os cursos.
Avaliadores
Em 2020 contamos com mais de 9.200 coordenadores e professores do Ensino Superior que se cadastraram voluntariamente para atuar como avaliadores do Guia da Faculdade.
Estes docentes são acionados para dar notas aos cursos das suas áreas de formação e de instituições prioritariamente localizadas na mesma região do país na qual atuam.
Eles são convidados a dar três notas (de 1 a 5) para cada curso:
. Para a qualidade do corpo docente
. Para a qualidade do projeto pedagógico
. Para a qualidade da infraestrutura
Cada curso é distribuído para a análise de seis professores e, caso um ou mais deles declare sua impossibilidade de avaliá-lo, o curso será encaminhado a um novo docente disponível para completar o quadro de seis pareceristas.
Se mesmo após essa redistribuição não seja possível colher seis notas, o curso ainda assim será considerado avaliado se conseguir reunir um número mínimo de quatro notas válidas. Abaixo disso, ele será considerado “sem notas”.
Resultado Final
O processo de tabulação dos resultados começa com o descarte da maior e da menor notas recebidas por cada curso. Das notas restantes, extrai-se a média numérica de cada curso em 2020.
O resultado numérico final de cada curso leva em conta ainda a média numérica que ele obteve no ano anterior, com os seguintes pesos:
. Nota de 2020 - peso 2
. Nota de 2019 - peso 1
Caso o curso não tenha sido avaliado em 2019, o resultado dele é totalmente baseado na nota de 2020.
Por fim, o resultado numérico final é transformado em estrelas de acordo com as seguintes faixas de conversão:
. Entre 5 e 4,50 - 5 estrelas
. menor que 4,50 a 3,50 - 4 estrelas
. menor que 3,50 a 2,50 - 3 estrelas
. menor que 2,50 - não-estrelado
Ao final da avaliação, portanto, os cursos são apresentados de acordo com os seguintes conceitos de qualidade:
. 5 estrelas (excelente)
. 4 estrelas (muito bom)
. 3 estrelas (bom)
. Não-estrelado
Leia mais
A direção da FEAGRI doou 13 camas pallets para o Hospital das Clínicas da UNICAMP.
As camas serão utilizadas para descanso dos médicos e enfermeiros, durante sua jornada de trabalho nesse árduo combate ao corona vírus.
Das 13 camas, cinco serão utilizadas no Pronto Socorro do Hospital e as demais no quinto andar.
Dependendo da demanda, o produto poderá ser replicado, com confecção que envolva voluntários, entre alunos e funcionários.
Iniciativa do Laboratório de Protótipos, organizado pelo funcionário José Maria da Silva, recebemos o agradecimento da diretoria de enfermagem, equipe que está na linha de frente dessa pandemia.
Durante o Ciência e Arte nas Férias 2020, realizado no Laboratório de Controle Ambiental da FEAGRI, foram produzidas alfaces.
Participaram do CAF como monitores, a aluna de Mestrado Agatha dos Santos e o aluno de Graduação Gustavo Rodrigues Pereira, sob a orientação da Profa. Dra. Thais Queiroz Zorzeto Cesar.
Recebemos 137 alunos do Ensino Médio da rede pública de Campinas para participar da oficina durante o mês de janeiro. A oficina aconteceu às 4as feiras e as atividades foram realizadas na casa de vegetação do campo experimental da FEAGRI.
Os alunos fizeram o transplante das mudas de alface crespa verde e roxa em um sistema de hidroponia, coletaram amostras de água e da solução nutritiva para análises físico-químicas, puderam conhecer sobre a Engenharia Agrícola e conversar sobre como qualidade de água é importante para o meio rural e como pode afetar a qualidade do alimento que chega na nossa mesa.