Feagri em Foco
2024
No dia 21 de agosto, aconteceu o 1° Encontro de Extensão da Faculdade de Engenharia Agrícola. O evento foi realizado pela Coordenadoria de Graduação e Coordenadoria de Extensão da FEAGRI, em parceria com a comissão organizadora formada por alunos e funcionários da instituição.
No dia 03/08/2024, a FEAGRI oficializou o Convênio firmado entre a Unicamp e a China Agricultural University (CAU) que é a 2ª. melhor universidade do mundo na área de Ciências Agrárias a 1ª. da China.
Em uma cerimônia, realizada no Laboratório de Instrumentação e Controle da FEAGRI, os representantes da China: Prof. Song Zhenghe - Reitor da Universidade de Agricultura da China e a Profa. Yang Minli – Diretora do Instituto Internacional de Inovação de Equipamentos Agrícolas e Agricultura Inteligente, bem como o representante da FEAGRI, o Prof. Daniel Albiero assinaram o documento de forma digital.
Além deles estavam presentes no momento, os alunos de Pós-Graduação Gelton Fernando de Morais e Daniela Han.
O objetivo deste acordo é de estabelecer parceria para realizar intercâmbio de docentes e discentes de graduação e de pós-graduação; intercâmbio de materiais educacionais e de pesquisa, publicações e informações acadêmicas; desenvolvimento de tecnologias; residência científica e tecnológica de cooperação China-Brasil; ensino e formação em mecanização agrícola, entre outros.
Esta parceria, a partir da assinatura do acordo, já possibilitará que os discentes de doutorado Gelton Fernando de Morais, orientador Prof. Dr. Daniel Albiero, e Luis Tasca, orientadora Profa. Dra.Vanilde Ferreira de Souza Esquerdo, realizem uma viagem para a China no dia 10/08/2024 onde participarão de um Summer School na CAU com foco em tecnologias avançadas para a agricultura familiar. Os pós-graduandos ficarão 15 dias na China com os custos suportados pela CAU.
Ambas as partes acordam em incentivar as atividades citadas, em especial para promover a cooperação acadêmica internacional.
Neste acordo, além de todas as atividades propostas que beneficiarão a nossa faculdade, também firma a FEAGRI no caminho certo para a Internacionalização.
Comitiva da Unicamp participa de curso sobre liderança em Transição Energética na China.
Entre os dias 7 e 17 de julho, uma comitiva da Unicamp composta por alunos e pesquisadores ligados ao Centro Paulista de Estudos da Transição Energética (CPTEn) e ao Campus Sustentável (CS), participaram do curso intensivo de formação de Liderança em Energias Verdes e Transição Energética, na Universidade de Energia Elétrica do Norte da China (North China Eletric Power University, NCEPU), sediada em Pequim.
A docente Bárbara Teruel, da Faculdade de Engenharia Agrícola - FEAGRI, esteve à frente da equipe, composta por graduandos e pós-graduandos da UNICAMP.
Projeto com financiamento do FAEPEX (PIND/UNICAMP), sob responsabilidade da Profa. Cinthya Bertoldo em parceria com o funcionário José Maria da Silva, gera seu primeiro móvel de madeira proveniente de extração de árvores de espécies nativas do Campus da Universidade. As árvores são monitoradas periodicamente pela Divisão de Meio Ambiente, juntamente com o grupo de Pesquisa do Laboratório de Ensaios não Destrutivos (FEAGRI) da Universidade, quanto as necessidades de podas ou de supressão, que podem ocorrer por diferentes motivos.
Anteriormente, a madeira proveniente de espécies nativas era depositada a céu aberto em local específico na Universidade e se deterioravam com o passar do tempo, agora, por meio desse projeto, estão sendo produzidos móveis que serão doados para creche, escola e hospital localizados na UNICAMP.
A exposição do primeiro trabalho desenvolvido na Faculdade de Engenharia Agrícola acontecerá na Expoflora, evento anual da cidade de Holambra- SP., com projeto dos arquitetos Orpheu e Cléia Thomazini.
No dia 17/07 foi realizada na FEAGRI, a oficina de Filtro Caseiro como Alternativa para Tratamento de Água em Sistema Individual.
A oficina foi organizada pelo Prof. Dr. Ariovaldo José da Silva e seus orientados do Grupo de Pesquisa de Engenharia de Tratamento de Águas e Resíduos - GETAR e contou com a participação de alunos do ensino médio da rede pública da região de Campinas, participantes do Programa Ciência e Arte nas Férias de Inverno.
Agradecemos os funcionários e o Prof. Dr. Zigomar Menezes de Souza, do Laboratório de Solos da Faculdade, que cederam o espaço para realização dos experimentos.
No dia 5 de junho de 2024, um evento histórico marcou a terra e as raízes na Faculdade de Engenharia Agrícola da Unicamp. Os Coletivos Negros 'A Voz do Morro' (FEAGRI) e Simone Maia (IB), em parceria com a Casa de Cultura Tainã e demais coletivos e segmentos do movimento negro, realizaram o plantio do Baobá di Keti na Faculdade de Engenharia Agrícola da Unicamp, em comemoração ao primeiro aniversário da sede do Coletivo Negro 'A Voz do Morro'.
O evento contou com ampla participação da comunidade feagriana, incluindo estudantes, funcionários e docentes. Além disso, estiveram presentes representantes da Diretoria Executiva de Direitos Humanos da Unicamp, da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Unicamp, do Sindicato dos Trabalhadores da Unicamp, de diversos outros órgãos da administração central, entidades estudantis e segmentos do movimento negro de dentro e fora da universidade.
A celebração foi um momento de grande significado e simbolismo. O Baobá, conhecido como "a árvore da vida", é um símbolo poderoso na cultura afrobrasileira, representando a ancestralidade e a resistência dos povos negros afrodiaspóricos. O ato de plantio do Baobá di Keti simbolizou a profunda conexão com as raízes, a história e a força dos ancestrais.
O ritual de plantio foi conduzido com grande reverência pelo Mestre TC Silva da Casa de Cultura Tainã e pela Mãe Juliana D'Oya Togum. Com a força do Axé emanada pelos tambores, o evento foi permeado de espiritualidade e cultura, reforçando os laços com a ancestralidade africana.
O Baobá di Keti recebeu esse nome em homenagem a Zé Keti, icônico compositor e cantor, cronista das vidas nos morros cariocas. Zé Keti foi a voz das mazelas, das desigualdades, mas também da malícia e da malandragem, elementos centrais da cultura do samba. Este plantio não só celebra sua contribuição à música e cultura brasileiras, mas também honra a composição que deu nome ao Coletivo Negro 'A Voz do Morro'.
Extensão Comunitária é mais do que uma ação, é uma política e estratégia de construção coletiva de um mundo que reflete os valores e sonhos da comunidade. Em resposta às violências, os participantes resistem plantando sementes de transformação e esperança. Este evento foi mais um passo nesse caminho, reunindo a comunidade em torno de um símbolo de resistência e resiliência.
Após o plantio, o evento seguiu em cortejo até o Instituto de Biologia da Unicamp (IB), onde o Coletivo Negro Simone Maia conduziu uma roda de conversa sobre as Cotas Raciais na Pós-graduação, seguida de um coffee break. Foi um momento de reflexão e troca de experiências, reforçando a importância das ações afirmativas e da inclusão na academia.
Salve o Baobá di Keti! Salve o Baobá de Luanda! Este evento não só celebrou a história, mas também plantou as sementes para um futuro mais justo e igualitário. Agradecimentos são estendidos a todos que participaram e contribuíram para o sucesso dessa celebração. Que a resistência e a construção coletiva continuem a prosperar.
Texto: Vitor Gonçalves da Silva
Fotos: Isabella Aparecida (@cidocafotograf)
Os funcionários Guilherme de Souza Alves e José Maria da Silva dos Laboratórios BIOMA e Protótipos, respectivamente, participaram da Semana do Meio Ambiente, realizada pela UNICAMP, de 04 a 12/06/2024.
A QS Quacquarelli Symonds, maior rede de educação superior do mundo, divulgou os resultados de 2024 do seu ranking anual de universidades por disciplina. De acordo com a 14ª edição do QS World University Rankings by Subject, o Brasil é a nação latino-americana com o maior número de matérias em todo o ranking e entre os cem primeiros colocados, seguido pelo México e pelo Chile. No total, o país teve 28 instituições e 309 disciplinas avaliadas, das quais 22 aparecem no Top 50 e 64 no Top 100.
A Unicamp teve três cursos classificados entre os Top 50, nove entre os Top 100 e 32 entre os Top 300, a partir da análise da reputação e de resultados de pesquisa de 1.559 instituições em todo o mundo. Merecem destaque os cursos de Odontologia, da Faculdade de Odontologia de Piracicaba, que figura na 23ª posição; a pós-graduação em Ciências e Engenharia de Petróleo, classificada na 22a posição mundial e na primeira colocação brasileira; além da Engenharia Agrícola, ranqueada na 45ª posição.
O engenheiro agrícola cria, calcula e pesquisa a tecnologia para desenvolver equipamentos
Beatriz Buosi (EP Agro), vai até a Unicamp conhecer a carreira de engenheiro agrícola projetista, responsável por projetar as máquinas agrícolas. Lá, ela conversou com os profissionais que fazem o projeto desses equipamentos desde a ideia até o protótipo e, também, descobriu os desafios e benefícios para quem quer seguir a carreira.
Foi realizada na FEAGRI, em 13/03, uma reunião com a presença da Ms Gui Hartney, diretora executiva da University of Southem Queensland - Austrália e da Ms. Renata Balaguer, In-country Manager da UniSQ.
Com a participação dos diretores da Faculdade, os professores Ariovaldo José da Silva e Thais Queiroz Zorzeto Cesar e dos Professores, Marco Tulio Ospina Patino, gerente de internacionalização e Júlio Soriano, coordenador de pesquisa, foram discutidas as possibilidades de parceria entre ambas universidades, sendo que uma das principais áreas de pesquisa da UniSQ é agrícola.