Neste Conselho estão agrupadas áreas da Engenharia Agrícola diretamente relacionadas com a produção agropecuária, tanto vegetal como animal, com a preocupação de fornecer as bases para o desenvolvimento tecnológico e sustentável da produção agrícola e a motivação do aluno para desenvolvimento de soluções para o produtor, tanto do ponto de vista de maquinários como de otimização de sistemas.
Desta forma, nele estão presentes os conhecimentos que permitem:
- Projetar e dimensionar máquinas, mecanismos, sistemas de controle e robótica aplicados à agricultura.
- Projetar sistemas de uso e tratamento de recursos hídricos.
- Projetar e construir sistemas, equipamentos e instalações para produção animal e vegetal.
- Desenvolver e aplicar tecnologias de monitoramento ambiental, modelagem e controle para sistemas de produção animal e vegetal.
- Desenvolver soluções para o uso eficiente, seguro e sustentável de diferentes fontes de energia no meio rural, contribuindo para a transição energética e o desenvolvimento sustentável do setor agrícola.
- Uso de ferramentas digitais para gerenciamento da produção e análise de viabilidade espacial e temporal dos fatores de produção.
- Uso de ferramentas não destrutivas para caracterizar, classificar e inspecionar estruturas e árvores.
- Uso de ferramentas computacionais para simular o comportamento de árvores utilizando biomecânica.
- Desenvolvimento de técnicas e aplicações de ciência dos dados, inteligência artificial e internet das coisas (IoT) para o agronegócio.
- Desenvolvimento de sistemas inteligentes de climatização e ambiência para aves, suínos e bovinos, com uso de sensores eletrônicos, visão computacional e termografia.

