unicamp 
Voltar

Funcionário da FEAGRI ganha Prêmio PAEPE

Neste ano, 365 servidores técnico-administrativos da UNICAMP, inscreveram 132 projetos, dos quais 39 foram premiados como melhor da Unidade e entre eles está o funcionário da Seção de Informática da FEAGRI, Ricardo Godoi Silva, com o Projeto:

Migração do serviço de e-mails da Faculdade de Engenharia Agrícola - FEAGRI:

O e-mail é hoje a principal forma de contato corporativo, mesmo com a grande quantidade de formas de comunicação online. Segundo pesquisa do Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (CETIC), 98% das empresas tem o e-mail como sua principal forma de comunicação interna e externa.

Levando em conta a criticidade do serviço de e-mail, pode-se concluir que o serviço é de extrema importância para a faculdade, e portanto, ter um serviço de e-mail que atenda todas as necessidades é fundamental nos dias de hoje.

Atualmente o serviço de e-mail da FEAGRI conta com quase 1.000 contas que geram um tráfego diário de aproximadamente 20.000 e-mails.

A solução existente simplesmente não atende o volume de tráfego e possui tecnologias já ultrapassadas em produção. Um exemplo é a interface de webmail, onde sua versão data de 2008.

O projeto de migração do serviço de e-mails da FEAGRI visa melhorar a qualidade do serviço de e-mails que é ofertado, trazendo assim, melhorias tais como: um menor de tempo de downtime durante as janelas de backup, agenda integrada, interface webmail de última geração compatível com smartphones e tablets, interface de gerenciamento via web e integração da autenticação no domínio da FEAGRI (o usuário e senha para acesso tanto aos computadores quanto para o e-mail é o mesmo).

Além dos novos recursos, pode-se destacar uma a melhora significativa da capacidade de armazenamento de e-mails nas caixas de entrada dos usuários, um maior tamanho para envio e recebimento de anexos e novos mecanismos de antivírus e antispam.

Leia mais...