unicamp 
Unicamp
Voltar

FEAGRI na vanguarda: Pesquisa da UNICAMP investiga o desperdício de alimentos no Brasil

FEAGRI na vanguarda: Pesquisa da UNICAMP investiga o desperdício de alimentos no Brasil

O desperdício de frutas, legumes e verduras ainda é um dos principais desafios da cadeia agroalimentar no país.

Pesquisas conduzidas pelo Laboratório de Logística e Comercialização Agroindustrial (LOGICOM), da FEAGRI, sob coordenação da Profa. Dra. Andréa Leda Ramos de Oliveira, têm revelado gargalos logísticos, operacionais e de gestão que contribuem para essas perdas.

profaAndrea

Profa. Dra. Andréa Leda Ramos de Oliveira

 

O grupo desenvolveu um indicador de desperdício que considera variáveis como transporte, armazenamento, infraestrutura, reclassificação de produtos e acompanhamento de preços.

A análise também aponta que mudanças climáticas podem intensificar as perdas, especialmente nas regiões Centro-Oeste e Norte.

Os estudos reforçam a necessidade de ações integradas entre produtores, distribuidores e atacadistas, além da formação de profissionais capacitados para otimizar a cadeia de abastecimento e reduzir o impacto ambiental e econômico das perdas.

O desperdício de alimentos é um problema sistêmico e multidimensional — algo que transcende a simples redução de “comida jogada fora”.

Como mostram os resultados do LOGICOM/FEAGRI, envolve infraestrutura, transporte, informação, clima e mercados. A partir de diagnósticos e ferramentas adequadas, o setor agro-alimentar pode avançar em direção a cadeias mais sustentáveis, competitivas e seguras.

Convidamos a comunidade da FEAGRI, bem como parceiros e interessados, a conhecer a reportagem completa, publicada no Jornal da UNICAMP (abaixo), e refletir sobre como podemos contribuir para essa importante agenda.

Na trilha do desperdício de alimentos