Pesquisa

Pesquisador Visitante Convidado

De acordo com a DELIBERAÇÃO CONSU-A-017, de 02/06/2020, que dispõe sobre o Programa de Pesquisador Visitante Convidado:

Artigo 1º - Fica criado o Programa de Pesquisador Visitante Convidado, que tem como objetivo a colaboração na realização de atividades de pesquisa na Unicamp por profissionais externos, brasileiros ou estrangeiros, por prazo determinado mediante financiamento.

Artigo 2º - A Unidade de Ensino e Pesquisa, Centro ou Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa apresentará convite ao profissional para atuação como Pesquisador Visitante Convidado na Universidade, concedendo-lhe condições para o desenvolvimento de projeto de pesquisa.

Parágrafo único. A Unidade de Ensino e Pesquisa, Centro ou Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa, em sua esfera de competência e no limite de suas possibilidades permitirá ao Pesquisador Visitante Convidado o uso de seu endereço institucional e de instalações, bens e serviços necessários ou convenientes para o desenvolvimento das atividades previstas.

Artigo 3º - Para ingresso no programa de Pesquisador Visitante Convidado, o profissional deverá apresentar os seguintes documentos:
I – convite da Unidade de Ensino e Pesquisa, Centro ou Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa onde irá atuar, aprovado por sua instância superior (Congregação, ou Conselho ou similar);
II – carta de aceite do profissional;
III - plano de trabalho em pesquisa, contendo a descrição das atividades a serem desenvolvidas em projeto de pesquisa indicando a duração prevista da sua permanência;
IV - currículo do profissional atualizado, ou, no caso de estrangeiro, em formato eletrônico personalizado;
V - comprovante do financiamento para manutenção do profissional pelo período de sua atuação no programa de Pesquisador Visitante Convidado;
VI - caso o profissional tenha vínculo empregatício ou funcional com outro ente, público ou privado, documento de sua instituição de origem com a concordância de sua participação no Programa de Pesquisador Visitante Convidado da Unicamp;
VII – documentação pessoal.

Artigo 4º - O financiamento do Pesquisador Visitante Convidado poderá ser concedido por agências de fomento ou por fundação de apoio, inclusive no âmbito de convênios de pesquisa firmados pela Unicamp e geridos pela Funcamp, podendo ocorrer também por financiamento (salário, vencimento ou bolsa), garantidos por entes públicos ou privados ou por universidades, com comprovação mediante apresentação de holerite, contracheque, termo de bolsa ou similares.

Artigo 6º - O prazo máximo de permanência do Pesquisador Visitante Convidado poderá ser de 03 (três) anos, vinculado sempre ao período de vigência do financiamento para sua manutenção no programa.
§ 1º - O prazo previsto no caput poderá ser renovado por mais 03 (três) anos, a critério da Unidade de Ensino e Pesquisa, Centro ou Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa, vinculado sempre ao período de vigência do financiamento do Pesquisador Visitante Convidado para sua manutenção no programa.

 

Para dúvidas e esclarecimentos entre em contato pelo email  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Please publish modules in offcanvas position.