Unicamp

Parceria Enactus e FEAGRI

A Enactus é uma ONG presente em mais de 30 países, que tem o fim de transformar vidas e tornar o mundo um lugar mais sustentável, ambientalmente, economicamente e socialmente, através da ação empreendedora. Cada instituição de ensino superior pode montar seu próprio time de estudantes e professores conselheiros, desenvolvendo projetos em comunidades carentes, por exemplo. No campus Zeferino Vaz, o time Enactus Unicamp Campinas, fundado em 2014, integra essa grande Comunidade, atualmente contando com 50 membros de variados cursos e três projetos, atendendo pessoas e necessidades diferentes.

Os membros participantes do projeto PurEco, juntamente com os profissionais de pesquisa Tulio Assunção Pires Ribeiro e José Ricardo Lucarelli da FEAGRI, vêm desenvolvendo um projeto para redução do consumo de água na Vila Esperança, bairro da zona norte de Campinas. Na horta comunitária instalada no local, está sendo implantado um sistema de irrigação por gotejamento, fazendo com que as plantas sejam regadas com maior eficiência, e, posteriormente, um sistema de captação de água da chuva, a ser utilizada para o mesmo fim. Paralelamente, cisternas também serão levadas às casas dos habitantes, montadas com auxílio da ONG Jovens do Bem, sendo que tal procedimento seria feito primeiramente com as lideranças do bairro, demonstrando sua importância e utilidade aos demais. Ainda dentro do projeto PurEco, desenvolvem-se produtos de limpeza biossustentáveis com mulheres do bairro, e está sendo estudada uma plataforma de integração entre as diaristas locais e os habitantes de Barão Geraldo e outros bairros, vendendo uma limpeza verde e confiável.

O ingresso no time Enactus Unicamp Campinas é feito através de um processo seletivo, que ocorre todo começo de ano e é aberto a todos os estudantes da Unicamp. Mais informações serão divulgadas na página do Facebook www.fb.com/EnactusUnicamp e no site www.enactusunicamp.org.