pos graduacao

Defesa de Dissertação/Tese

Para obtenção do título de Mestre(a) ou Doutor(a) exige-se o cumprimento das atividades do curso de Pós-Graduação e a defesa pública de uma Dissertação ou Tese.

São requisitos mínimos:

  • cumprimento de 17 créditos em disciplinas, sendo 03 em obrigatórias e 14 em eletivas para o curso de Mestrado;
  • cumprimento de 10 créditos em disciplinas, sendo 03 em obrigatórias e 07 em eletivas para o curso de Doutorado;
  • Comprovação de aptidão em Inglês;
  • Aprovação em Exame de Qualificação;
  • Aprovação em defesa pública de Dissertação ou Tese.

A critério da Comissão de Pós-Graduação - CPG, membros externos da Comissão Examinadora poderão participar através de videoconferência, sendo que no mestrado a participação se limitará a 01 membro e no doutorado no máximo a 02 membros (DEVIDO À PANDEMIA TODAS AS DEFESAS ESTÃO OCORRENDO INTEGRALMENTE À DISTÂNCIA).

 

A solicitação de Defesas é feita de forma on-line pelo SISTEMA INTRANET, conforme tutorial disponível neste link.

Os documentos necessários para upload no sistema são:

1) Histórico Escolar;

2) Boneco da dissertação/tese;

3) Autorizações do comitê de ética, caso necessário;


Regras de composição de Banca:

MESTRADO - 03 membros titulares, incluindo o orientador, e 02 membros suplentes. Dentre os titulares e suplentes, pelo menos 01 de cada deverá ser externo ao Programa de Pós-Graduação da FEAGRI.

DOUTORADO - 05 membros titulares, incluindo o orientador, e 03 membros suplentes. Dentre os membros titulares, excluído o orientador, 02  membros da Comissão Examinadora deverão ser externos à Unicamp. No caso dos membros suplentes, pelo menos 01 deverá ser externo à UNICAMP.

A solicitação será analisada em reunião do Conselho Integrado e, posteriormente, em reunião da Comissão de Pós-Graduação (consultar calendário). Após aprovação, o aluno e orientador serão notificados pela CPG para realização dos trâmites no SIGA/DAC.

A Defesa deverá ocorrer no prazo mínimo de 30 e máximo de 45 dias a contar da data de aprovação na CPG.

Após a aprovação, caso algum membro externo não tenha cadastro na UNICAMP,  preencha o formulário de Cadastro de Membros Externos e envie para o email da CPG (para consulta veja o tutorial neste link)

 

Importante:

É de responsabilidade exclusiva do aluno/orientador realizar o convite e obter a confirmação de participção dos membros da banca. A Secretaria somente enviará convite formal, assim como tratará dos demais trâmites burocráticos após a confirmação por parte do aluno/orientador.

Membros com qualquer vínculo com a Unicamp são considerados membros internos, como por exemplo: Pesquisadores Colaboradores Voluntários, Professores Credenciados no Programa ou Professores aposentados pela Unicamp.

Não poderá haver qualquer relação de parentesco entre todos os envolvidos na defesa (avaliadores, orientadores e aluno), assim como deverão ser observadas quaisquer outras situações contrárias ao princípio da impessoalidade.

Ajuda de custo para membros da banca: (01 para mestrado e 02 para doutorado)

Caso necessário os membros externos podem solicitar ajuda de custo para participação nas Bancas Examinadoras via Formulário de Solicitação de Pagamento de Diária a ser encaminhado no email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

Sobre as defesas de dissertações e teses que envolvem conhecimento passível de ser protegido por direitos de propriedade intelectual.

Resolução GR  90-2020 de 31.08.2020

Quando as defesas de dissertações e teses envolverem conhecimento passível de ser protegido por direitos de propriedade intelectual, a defesa ocorrerá em sessão fechada, mediante solicitação do orientador e do candidato e formalizado por termo de compromisso de confidencialidade, a ser assinado por todos os membros da banca examinadora e por eventuais convidados. Este termo poderá ser assinado digitalmente via  Sistema de Gestão de Documentos da Unicamp – SIGAD-UNICAMP, nos termos da Resolução GR n.o 54/2017. 
A publicação do trabalho na Biblioteca deverá ocorrer após um ano da defesa. 
Nos casos em que a sessão for realizada de forma não presencial, por meio de tecnologias de comunicação, a data da defesa deverá ser divulgada com antecedência, para formalização dos termos de compromisso de confidencialidade referidos no § 1o do art. 1o desta Resolução e o link de acesso da sessão de defesa será fornecido apenas para os participantes que assinarem previamente o termo de compromisso e confidencialidade.

 

 

 

Orientação para formatação da sua dissertação ou tese - (link

Anexos:
ArquivoDescrição(Tamanho do Arquivo)Downloads
Fazer download deste arquivo (Como buscar matrículas dos membros de banca.pdf)Como buscar matrículas dos membros de banca.pdfComo buscar matrículas dos membros de banca(78 kB)64
Fazer download deste arquivo (infccpg001_2019.pdf)Informação CCPG 001/2019Norma sobre o formato das dissertações de mestrado e teses de doutorado.(423 kB)1044
Fazer download deste arquivo (instprpg001_2017-composicaobancas.pdf)Inform. CCPG 001/2017Orientações para Composição de Comissões Examinadoras para defesa de Dissertações e Teses(214 kB)319
Fazer download deste arquivo (Normas de Teses e Projeto-CPG_17-02-2016-versao2017-08.pdf)MANUAL DE ELABORAÇÃO DE DISSERTAÇÕES, TESES E PLANOS DE PESQUISAManual para a elaboração e normatização dos trabalhos de teses, dissertações e planos de pesquisa produzidos na FEAGRI - aprovado pela CPG - 17/02/2016. Versão: 08/2017(1282 kB)1355
Fazer download deste arquivo (Resolução GR 90.2020, de 31.08.2020 - Confidencialidade de dissertações e teses.)Direitos de propriedade intelectualDispõe sobre as defesas de dissertações e teses que envolvem conhecimento passível de ser protegido por direitos de propriedade intelectual.(413 kB)12

Please publish modules in offcanvas position.