Unicamp

Defesa de Dissertação/Tese

Para solicitar a sua defesa primeiramente é necessário se atentar aos cumprimentos de:
 
1) Todos os créditos deverão estar cumpridos: 17 para mestrado e 10 para doutorado, sendo que as disciplinas obrigatórias AP197 e AP200 deverão estar concluídas e aprovadas em Histórico Escolar. 

2) Entregue a aprovação da Proficiência em Inglês;

3) Realizado o exame de qualificação e devidamente aprovado;

4) Artigo científico (link do Regulamento Interno do PPG/FEAGRI - CAp V, art 14  - item V (mestrado) e art 15, art IV (doutorado)):

Mestrado -  no mínimo, 01 (um) artigo científico em coautoria com o orientador e relacionado ao assunto da Dissertação de Mestrado, publicado ou comprovar a submissão do artigo para publicação em revista especializada, com fator de impacto (JCR e/ou CiteScore) e classificada nos estratos A1, A2, A3 ou A4 de acordo com o modelo Qualis-Referência adotado pela CAPES, até 60 (sessenta) dias a partir da data da defesa

Dodutorado -  no mínimo, dois 02 (dois) artigos científicos em coautoria com o orientador e relacionados ao assunto da Tese, publicados ou comprovar a submissão dos artigos para publicação em revista especializada, com fator de impacto (JCR, e/ou Cite Score) e classificadas nos estratos A1, A2, A3 ou A4 de acordo com o modelo Qualis-Referência adotado pela CAPES, sendo o primeiro até a data do agendamento da defesa no SIGA e o segundo até 60 (sessenta) dias da data da defesa

 

Orientações para defesa 

Formato alternativo - INFORMAÇÃO CCPG Nº 002/2021 - LINK

Enfatizamos que, para a apresentação de dissertação ou tese em formato alternativo, devem ser seguidas todas as orientações definidas no Art. 2º da Informação CCPG Nº 002/2021, em especial a que define que, no caso de documento já publicado, o aluno deverá anexar a autorização da Editora para a sua inclusão na dissertação/tese. 
Nestes casos,  a Secretaria somente agendará as defesas após a constatação que este documento está anexo ao trabalho.
Informamos que, mesmo que a publicação seja em revistas “open access”, será necessário anexar documento que comprove esta condição, como, por exemplo, cópia do expediente da revista, página da internet, etc..
Alertamos para o fato de que o não atendimento desta determinação ensejará na recusa da homologação da defesa pela PRPG.
 
São requisitos mínimos para obtenção do título de Mestre(a) ou Doutor(a):
  • Mestrado, cumprimento de 17 créditos em disciplinas, sendo 03 em obrigatórias e 14 em eletivas;
  • Doutorado, cumprimento de 10 créditos em disciplinas, sendo 03 em obrigatórias e 07 em eletivas;
  • Comprovação de aptidão em Inglês;
  • Aprovação em Exame de Qualificação;
  • Aprovação em defesa pública de Dissertação ou Tese.

 

 
 
 
A solicitação de defesa é feita de forma on-line pelo Sistema Intranet da FEAGRI AQUI NESTE LINK.
Os documentos necessários para upload no sistema são:
1) Histórico escolar;
2) Boneco da dissertação/tese;
3) Autorizações do comitê de ética, caso pertinente. TUTORIAL FLUXO DE EXAME DE QUALIFICAÇÃO E DEFESA.
4) No caso do curso de Doutorado, já apresentar, 01 (um) artigo científico em coautoria com o orientador e relacionado ao assunto da Tese, publicado ou comprovar a submissão do artigo para publicação em revista especializada, com fator de impacto (JCR, e/ou Cite Score) e classificadas nos estratos A1, A2, A3 ou A4 de acordo com o modelo Qualis-Referência adotado pela CAPES.

   

A solicitação de defesa será analisada em reunião do CI e, posteriormente, em reunião da CPG. Após aprovação, o aluno e orientador serão notificados via email para realização dos trâmites no SIGA/DAC.

 

A Defesa deverá ocorrer no prazo mínimo de 30 e máximo de 45 dias a contar da data de aprovação na CPG.
 

A Deliberação CEPE-A-018/2022, de 06/12/2022, trata de orientação sobre as possibilidades de formato de defesa, podendo ser, mediante justificativa fundamentada e aprovada pela CPG: remota ou híbrida 

Importante:
É de responsabilidade exclusiva do aluno/orientador realizar o convite e obter a confirmação de participção dos membros da banca. A Secretaria somente enviará convite formal, assim como tratará dos demais trâmites burocráticos após a confirmação por parte do aluno/orientador.
Não poderá haver qualquer relação de parentesco entre todos os envolvidos na defesa (avaliadores, orientadores e aluno), assim como deverão ser observadas quaisquer outras situações contrárias ao princípio da impessoalidade.

 

Ajuda de custo 

Caso necessário, os membros externos podem solicitar ajuda de custo para participação nas Bancas examinadoras (01 para mestrado e 02 para doutorado), via email Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo..

  

Sobre as defesas de dissertações e teses que envolvam conhecimento passível de ser protegido por direitos de propriedade intelectual:
 
 
Quando as defesas de dissertações e teses envolverem conhecimento passível de ser protegido por direitos de propriedade intelectual, a defesa ocorrerá em sessão fechada, mediante solicitação do orientador e do candidato e formalizado por termo de compromisso de confidencialidade, a ser assinado por todos os membros da banca examinadora e por eventuais convidados. Este termo poderá ser assinado digitalmente via  Sistema de Gestão de Documentos da Unicamp – SIGAD-UNICAMP, nos termos da Resolução GR n.o 54/2017. 
A publicação do trabalho na Biblioteca deverá ocorrer após um ano da defesa. 
Nos casos em que a sessão for realizada de forma não presencial, por meio de tecnologias de comunicação, a data da defesa deverá ser divulgada com antecedência, para formalização dos termos de compromisso de confidencialidade referidos no § 1o do art. 1o desta Resolução e o link de acesso da sessão de defesa será fornecido apenas para os participantes que assinarem previamente o termo de compromisso e confidencialidade.

 

 UM HELP PARA A DECLARAÇÃO DE ÉTICA

 

O (A) ALUNO (A) deve preencher e enviar a Declaração de Ética no sistema SIGA/DAC, com validação do ORIENTADOR (A) e Secretaria (sem esta etapa concluída não será possível inserir a Defesa).

Visando facilitar, segue o caminho para conseguir acessar a declaração de ética:

Logar no SIGA → entrar em “Vida Acadêmica” → “Visualizar dados da Dissertação/Teses” → Clicar na “caixa azul” → Selecionar a opção adequada → clicar em “Enviar”.

Modelos de autorizações éticas - CEP ou CEP CHS - CEUA PATGEN

 
Orientação para homologação da sua dissertação ou tese - (link
 

Neste LINK consta o passo a passo para inserir seu pedido de defesa no sistema SIGA da DAC

 

IN PRPG 002.2020_Assinaturas em atas.pdf | 364430 KB | 2022-08-03 14:22:44

D.O Agradecimento financiamento CAPES