Unicamp

Homologação de Título

Após aprovação em Banca Examinadora de Defesa de Mestrado ou Doutorado, o aluno deverá fazer upload da versão final de seu trabalho no SIGA para homologação do título e emissão do diploma e, por obrigatoriedade, apresentar o(s) comprovante(s) de submissão ou publicação, conforme consta em Regimento Interno do PPG FEAGRI (LINK):

Artigo 14 -

....

V. Apresentar, no mínimo, 01 (um) artigo científico em coautoria com o orientador e relacionado ao assunto da Dissertação de Mestrado, publicado ou comprovar a submissão do artigo para publicação em revista especializada, com fator de impacto (JCR e/ou CiteScore) e classificada nos estratos A1, A2, A3 ou A4 de acordo com o modelo Qualis-Referência adotado pela CAPES, até 60 (sessenta) dias a partir da data da defesa;

Artigo 15 -

...

IV. Apresentar, no mínimo, dois 02 (dois) artigos científicos em coautoria com o orientador e relacionados ao assunto da Tese, publicados ou comprovar a submissão dos artigos para publicação em revista especializada, com fator de impacto (JCR, e/ou Cite Score) e classificadas nos estratos A1, A2, A3 ou A4 de acordo com o modelo Qualis-Referência adotado pela CAPES, sendo o primeiro até a data do agendamento da defesa no SIGA e o segundo até 60 (sessenta) dias da data da defesa;

 

  • o prazo para upload da versão final no SIGA e entrega do(s) comprovante(s) de submissão é de 60 dias após a realização da defesa

A ficha catalográfica precisa ser solicitada e inserida na versão final do trabalho

https://ficha.sbu.unicamp.br  

✔ Após a finalização da versão definitiva, acessar o site acima; 
✔ Preencher os dados solicitados e aguardar 2 (dois) dias para receber a Ficha por e-mail.
✔ Inserir a Ficha Catalográfica na versão definitiva da Dissertação/Tese

* não é permitido fazer qualquer alteração na ficha catalográfica.
Site da BAE: http://www.bae.unicamp.br
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(19) 3521-6481 ou (19) 3521-6478.

 

É preciso seguir as NORMAS DE FORMATAÇÃO de dissertações/teses da Instrução Normativa CCPG002_2021

Modelo de folha de aprovação a ser inserido no seu trabalho - LINK

Os documentos em desacordo com as normas acima, serão rejeitados e reenviados para correção pela área e homologação da Reitoria.

 

ATENÇÃO: O nome do aluno deve ser idêntico ao da certidão de nascimento/casamento em todos os campos do arquivo da tese/dissertação, em caso de divergência, contatar a CPG.

 

IMPORTANTE:

NOTAS DE AGRADECIMENTO EM DISSERTAÇÕES/TESES:

Solicitamos que todos os alunos incluam o agradecimento à CAPES, pois de forma direta ou indireta, a mesma está apoiando a realização do seu projeto, incluindo beneficiários do Capes/Print.

PORTARIA Nº 206, DE 4 DE SETEMBRO DE 2018 - Dispõe sobre obrigatoriedade de citação da CAPES - LINK

Art. 1º Os trabalhos produzidos ou publicados, em qualquer mídia, que decorram de atividades financiadas, integral ou parcialmente, pela CAPES, deverão, obrigatoriamente, fazer referência ao apoio recebido.

Art. 2º Para fins de identificação da fonte de financiamento fica autorizada a utilização do código 001 para todos os financiamentos recebidos.

Art. 3º Deverão ser usadas as seguintes expressões, no idioma do trabalho:

* PORTUGUÊS: "O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001"

ATENÇÃO: o CÓDIGO DE FINANCIAMENTO é o 001, NÃO ALTERE PARA O SEU NÚMERO DE PROCESSO!

* INGLÊS: "This study was financed in part by the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Finance Code 001"

 

CNPq - Nota de agradecimento em dissertações e teses para bolsistas 

O Presidente do CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO – CNPq, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo Estatuto aprovado pelo Decreto nº 4.728 de 9 de junho de 2003.

5.3 – Os trabalhos publicados em decorrência das atividades apoiadas pelo CNPq deverão, necessariamente, fazer referência ao apoio recebido, com as seguintes expressões, no idioma do trabalho:

a) se publicado individualmente:
“O presente trabalho foi realizado com apoio do CNPq, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Brasil”.

b) se publicado em co-autoria:
“Bolsista do CNPq – Brasil”.

Nota de agradecimento em dissertações e teses para bolsistas CNPq

O presente trabalho foi realizado com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), bolsa processo nº nnnnnn/aaaa-d.

 

FAPESP - Nota de agradecimento em dissertações e teses para bolsistas (e para aqueles que receberam qualquer tipo de auxílio) 

ANEXO À PORTARIA PR Nº 07/2014 - TERMO DE OUTORGA E ACEITAÇÃO DE BOLSA NO PAÍS

CLÁUSULA SÉTIMA - DAS PUBLICAÇÕES E DIVULGAÇÕES:

7.1 OS OUTORGADOS se comprometem a fazer referência ao apoio da OUTORGANTE em todas as formas de divulgação (teses, dissertações, artigos, livros, resumos de trabalhos apresentados em reuniões, páginas da Web e qualquer outra publicação ou forma de difusão de atividades) que resultem, total ou parcialmente, de Auxílio ou Bolsa objeto deste Termo de Outorga.

7.1.1 Os OUTORGADOS deverão, em cada publicação prevista na cláusula 7.1, além do nome FAPESP, o número do processo FAPESP a que se refere este Termo de Outorga, no modelo: processo nº aaaa/nnnnn-d, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

7.1.1.1 Os artigos escritos em idioma estrangeiro deverão indicar o apoio da FAPESP em inglês, conforme o seguinte modelo: grant #aaaa/nnnnn-d, São Paulo Research Foundation (FAPESP).

 

Sem a realização dos procedimentos relacionados acima, o título do aluno não será homologado e o diploma não será emitido.

 

Diplomas

Os Diplomas e Certificados de Conclusão de estudantes regulares dos cursos de Pós-Graduação stricto sensu (Mestrado e Doutorado), emitidos pela DAC - LINK

O estudante pode obter uma via impressa gratuita, bastando solicitá-la pessoalmente ou por meio de um procurador no atendimento da DAC. Caso queira ou precise de uma segunda impressão do Diploma, o estudante deverá efetuar o pagamento da taxa para impressão de 2ª via, conforme tabela de valores vigentes

Diplomas e Certificados de Conclusão emitidos antes de Agosto de 2015, devem ser retirados pelo estudante ou procurador legal diretamente no Atendimento da DAC. 

 

  insccpg002_2021.pdf | 255451 KB | 2022-08-03 14:22:45

  infprpg001_2021.pdf | 123619 KB | 2022-08-03 14:22:45

doc   Modelo-Folha-de-aprovaçao-tese-sem-assinaturas.doc | 238080 KB | 2022-08-03 14:22:45

pdf   Manual de elaboração para dissertação e tese_Prof. Mauro.pdf | 1238792 KB | 2022-11-18 15:00:27