pos graduacao

Trancamento, cancelamento e integralização

TRANCAMENTO

O aluno de Programa de Pós‐Graduação pode, mediante solicitação, com a concordância do orientador e a critério da Comissão de Pós‐Graduação, efetuar 02 (dois) Trancamentos de Matrícula, consecutivos ou não, não computados para efeito do tempo máximo de integralização do Curso.

O tempo de integralização remanescente, no momento de cada solicitação, deve ser maior ou igual à duração da licença solicitada.

Durante a vigência do trancamento de matrícula, o aluno não pode cursar disciplina de Pós‐Graduação na UNICAMP, efetuar exame de qualificação ou defender dissertação ou tese.

O aluno deve realizar o procedimento online de Trancamento de Matrícula, por meio do portal e-DAC, nos prazos estabelecidos no Calendário Escolar. A solicitação estará sujeita a concordância do Orientador e a aprovação da Coordenadoria de Pós-Graduação do curso.

Para mais informações acesse

https://www.dac.unicamp.br/portal/vida-academica/pos-graduacao/matricula/trancamento-de-matricula

 

Como faço para destrancar minha matrícula?

Não existe “destrancamento de matrícula”. O trancamento de semestre efetivado é “válido” até o próximo período de matrícula, quando o estudante deve fazer as matrículas em disciplinas no site da DAC ou solicitar novo trancamento (apenas nos casos em que não tenha solicitado dois períodos de trancamentos consecutivos).

No caso da Pós-Graduação, a partir do 2º semestre do curso o estudante é automaticamente matriculado na Disciplina-Tese (Tese de Mestrado/Tese de Doutorado, podendo ter um código diferente em cada faculdade ou instituto). Assim, caso não tenha disciplinas para cursar no retorno do trancamento, não é necessário fazer requerimento de matrícula

 

CANCELAMENTO

O Cancelamento de Matrícula é a perda total do vínculo do estudante com a Unicamp, nas formas previstas no Regimento Geral da Pós-Graduação.

O estudante deve realizar o procedimento online de cancelamento de matrícula por meio do portal e-DAC. Essa solicitação pode ser feita a qualquer momento do curso.

Após solicitar o Cancelamento de Matrícula, o estudante poderá ser readmitido no Programa somente através de um novo processo de seleção.

Para mais informações acesse

https://www.dac.unicamp.br/portal/vida-academica/pos-graduacao/matricula/cancelamento-de-matricula

 

INTEGRALIZAÇÃO

Após ter a matrícula cancelada por Tempo de Integralização Excedido, o estudante pode solicitar, segundo o Regimento Geral da Pós-Graduação, o religamento de sua matrícula para Defesa de Tese, conhecido como “Religamento pelo Artigo 15”. Para isso, é necessário que o estudante tenha cumprido todos os requisitos para a Defesa, que são:

  • Ter concluído todos os créditos;
  • Ter sido aprovado na Proficiência em Língua (s) Estrangeira (s);
  • Ter sido aprovado no Exame de Qualificação;
  • Ter concluído a redação da dissertação ou tese.

A solicitação de religamento deve ser feita pelo estudante direto na Secretaria de Pós-Graduação de sua unidade e, no caso de deferimento, a própria CPG envia à DAC a documentação necessária. O novo prazo para defesa é de até seis meses e nesse período o estudante não pode cursar disciplinas, podendo, contudo, utilizar normalmente os restaurantes e bibliotecas da Unicamp.

Anexos:
ArquivoDescrição(Tamanho do Arquivo)Downloads
Fazer download deste arquivo (matrícula dos docentes_2020.pdf)Matrícula Docentes PPG - FEAGRI (43 kB)69

Please publish modules in offcanvas position.