Equipe da FEAGRI participa de oficina de capacitação em Moçambique

O Prof. Dr. Antonio Ludovico Beraldo, o pesquisador Cezário Benedito Galvão e o funcionário da FEAGRI, Luiz Carlos da Silva Santos, participaram da oficina de capacitação em Moçambique.

Segue matéria divulgada pela Caixa Econômica Federal:

Caixa promove oficinas de capacitação em Moçambique

A Caixa, em conjunto com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), promove de 6 a 16 de dezembro, duas oficinas de capacitação para técnicos moçambicanos nas cidades de Nampula e Namialo, em Moçambique.

O objetivo é a transferência de conhecimento de técnicas não-convencionais de construção que se adequem à realidade habitacional daquele país.

São duas oficinas que fazem parte do projeto de cooperação técnica internacional 'Apoio ao Desenvolvimento Urbano de Moçambique - Fase II', firmado entre os governos de Moçambique e do Brasil, que marca o esforço conjunto para contribuir na redução do déficit habitacional daquele país.

A primeira oficina, na semana de 5 a 9 de dezembro, tem foco na capacitação para a montagem da máquina de produção de bloco de solo-cimento. Já a segunda, de 12 a 16 de dezembro, abordará o uso das máquinas de produção dos blocos e de telhas onduladas de argamassa de cimento, areia e biomassa vegetal.

O uso deste tipo de material faz parte da política de respeito ao meio ambiente e também proporcionam à população moçambicana o aproveitamento de recursos disponíveis para a produção das habitações com redução de custos de importação de materiais.

O projeto é coordenado pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC/MRE), com execução da Caixa e do Ministério de Obras Públicas e Habitação de Moçambique. Também estão na parceria as Universidades Federais de Campinas (Unicamp), Rio Grande do Sul (UFRGS), Rio de Janeiro (UFRJ) e São Paulo (USP).

Representantes Caixa - Também estão alocados no projeto uma equipe técnica da Caixa, incluindo representantes da Agência Brasileira de Cooperação (ABC/MRE) e Universidade do Rio Grande do Sul (UFRGS) para o monitoramento de outros resultados do projeto, em especial o que trata da construção do Centro Tecnológico de Namialo (CTN), o qual servirá como um centro de capacitação sobre as novas tecnologias utilizadas para a construção civil e habitação.

A equipe, alocada no projeto de 5 a 9 de dezembro, trabalha na solução de possíveis dificuldades na execução das atividades e reforço dos compromissos firmados pelas partes para finalização do projeto.

As missões contam com a participação de representantes das Gerências de Filial de Habitação de Porto Alegre, Campinas e Natal (GIHAB/VIHAB), além da Gerência Nacional de Estratégia de Relacionamento Internacional (GERIN/VICOP).

Cooperação Técnica Internacional (CTI) - No ano de 2015, a Caixa celebrou 10 anos como executora de projetos de cooperação técnica internacional coordenados pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC/MRE). Ao longo do período contaram com a participação de mais de 140 empregados de diversas áreas da Caixa - matriz e filiais.

O trabalho de cooperação já permitiu à Caixa transferir conhecimento, em áreas de sua expertise, por meio de projetos assinados com 15 países da América Latina, África e Oriente Médio, conferindo reconhecimento internacional à empresa e ao Brasil.