Unicamp

Alunos da FEAGRI visitam a Coopervel

Aconteceu no dia 22 de novembro a visita à Coopervel - Cooperativa dos Agricultores Familiares do Assentamento Horto Vergel, Mogi Mirim-SP, como parte das atividades de avaliação dos trabalhos finais da Disciplina de Graduação FA-071 "Sociologia e Extensão Rural" da Feagri.

Na visita foram apresentados às Cooperadas 07 projetos desenvolvidos por grupos de estudantes da Feagri, que resultaram em produtos e soluções prontamente disponíveis para aplicação no ambiente daquela Cooperativa de Agricultores.

Foram os projetos:
- Software Aplicativo para Rastreabilidade de Produtos da Agricultura Familiar.
- Desenvolvimento de um Fluxograma para Processamento Mínimo de Couve.
- Sistema de Irrigação em Pequena Escala para uma Cultura de Banana.
- Protocolo para Tratamento e Reúso de Água utilizada no processamento de Mandioca.
- Construção em Bambu de Túnel de Sombreamento para canteiro de Hortícolas.
- Catálogo de Produtos e Estratégias de Marketing para os Produtos da Agricultura Familiar.
- Elaboração de Processo para Logística Interna de uma Cooperativa de Agricultores Familiares.

Ao longo do 2o semestre de 2019 foram realizadas 03 visitas ao local, as duas primeiras para reconhecimento e coleta de dados para elaboração dos projetos e a terceira para apresentação dos resultados, simulando assim, atividades que poderão vir a ser realizadas pelos futuros Engenheiros como Extensionistas Rurais.

A presença dos alunos da Feagri foi descrita como muito importante por parte das Cooperadas do Horto Vergel, uma oportunidade para incorporação de novas práticas e para troca de experiências entre os estudantes e os agricultores familiares, aproximando os dois universos. O desempenho da turma na apresentação do resultados foi muito bem avaliado pelas Cooperadas.

Ficamos orgulhosos e felizes por ver que os alunos da Feagri aceitaram e cumpriram com os desafios da Disciplina de forma competente, profissional e honrada. Parabéns !!!