Unicamp

Turnitin

Informamos que a partir de 01 de dezembro de 2021, torna-se obrigatória a apresentação à Comissão de Pós-Graduação do  Relatório de Verificação de Escrita Original, com porcentual de similaridades de até 24% gerado pelo TURNITIN, para a realização de análise prévia à autorização para a defesa dos trabalhos de dissertações, de teses e de TCCs de cursos lato sensu e residências dos alunos, conforme Instrução Normativa CCPG Nº 003/2021 - LINK.
 
Sendo assim, inserimos em nosso sistema Intranet de Fluxo de Solicitação de Defesas de Dissertação e Tese a opção para upload deste relatório, pela etapa do orientador.

 SOBRE O TURNITIN

O Turnitin é um software de verificação de similaridade e prevenção de plágio, que aponta para as semelhanças, entre o texto apresentado pelo aluno, os documentos existentes na base  do sistema e páginas da internet. A ferramenta Turnitin possui um eficiente processo de comparação de documentos em seu banco de dados que permite fornecer relatórios de originalidade em apenas alguns minutos.
 
ORIGINALIDADE

A ferramenta Turnitin Originalidade possibilita a comparação entre textos para verificar o reaproveitamento textual entre documentos. Além disso, a ferramenta possibilita a geração de relatórios de similaridade utilizando o banco de dados do turnitin para a emissão de parecer acadêmico sobre autenticidade autoral.

Acesso restrito à docentes, discentes, pesquisadores e editores das revistas vinculadas ao PPEC. O cadastro será liberado em até dois dias úteis (calendário administrativo Campinas).

 Aqui o manual Turnitin Originalidade - Saiba como utilizar a ferrameta - LINK

 Assista ao vídeo sobre "A Importância das Políticas de Ética e Originalidade na Pesquisa Acadêmica

Para ter acesso ao Turnitin via BAE (Biblioteca do Sistema de Bibliotecas da Unicamp), seguir os passos abaixo:

Passo a passo para dar acesso ao Turnitin (Unicamp/BAE)

  1. Acesso pelo docente/orientador:
    O Turnitin na Unicamp geralmente é acessado por meio de contas docentes. O docente ou responsável deve:

  2. Solicitação de conta para criação de turmas:
    Se o orientador ainda não tiver acesso:

    • Deve enviar um e-mail para o suporte da BAE:
      Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
      Informando nome completo, SIAPE, unidade, e justificativa (ex: uso com alunos de pós-graduação para verificação de similaridade de dissertação/tese).

  3. Criação de uma “turma” dentro do Turnitin:
    Uma vez com acesso, o orientador pode:

    • Criar uma turma (class).

    • O sistema gerará um código da turma e uma senha de inscrição (enrollment key).

  4. Compartilhamento com o aluno:
    O orientador envia ao aluno:

    • O link de acesso (https://www.turnitin.com/).

    • O código da turma e a enrollment key.

    • O aluno faz cadastro (se for o primeiro acesso) e entra com o código da turma para submeter seu trabalho.

  5. Submissão do trabalho pelo aluno:

    • Após ingressar na turma, o aluno pode subir o arquivo da dissertação/tese ou outro texto a ser analisado.

  6. Relatório de Similaridade:

    • O relatório será gerado automaticamente após a submissão.

    • Pode ser visualizado tanto pelo aluno quanto pelo docente.

 

  Manual_Docente_Turnitin.pdf | 4530077 KB | 2022-11-23 16:05:44

pdf   IN ccpg003_2021.pdf | 103722 KB | 2022-08-03 14:22:39