SOBRE O TURNITIN
O Turnitin é um software de verificação de similaridade e prevenção de plágio, que aponta para as semelhanças, entre o texto apresentado pelo aluno, os documentos existentes na base do sistema e páginas da internet. A ferramenta Turnitin possui um eficiente processo de comparação de documentos em seu banco de dados que permite fornecer relatórios de originalidade em apenas alguns minutos.A ferramenta Turnitin Originalidade possibilita a comparação entre textos para verificar o reaproveitamento textual entre documentos. Além disso, a ferramenta possibilita a geração de relatórios de similaridade utilizando o banco de dados do turnitin para a emissão de parecer acadêmico sobre autenticidade autoral.
Acesso restrito à docentes, discentes, pesquisadores e editores das revistas vinculadas ao PPEC. O cadastro será liberado em até dois dias úteis (calendário administrativo Campinas).
Aqui o manual Turnitin Originalidade - Saiba como utilizar a ferrameta - LINK
Assista ao vídeo sobre "A Importância das Políticas de Ética e Originalidade na Pesquisa Acadêmica"
Para ter acesso ao Turnitin via BAE (Biblioteca do Sistema de Bibliotecas da Unicamp), seguir os passos abaixo:
✅ Passo a passo para dar acesso ao Turnitin (Unicamp/BAE)
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Acesso pelo docente/orientador:
O Turnitin na Unicamp geralmente é acessado por meio de contas docentes. O docente ou responsável deve:-
Acessar o Turnitin via a BAE – Portal da Biblioteca.
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Ir até o menu de Serviços ou buscar por Turnitin.
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Solicitação de conta para criação de turmas:
Se o orientador ainda não tiver acesso:-
Deve enviar um e-mail para o suporte da BAE:
Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Informando nome completo, SIAPE, unidade, e justificativa (ex: uso com alunos de pós-graduação para verificação de similaridade de dissertação/tese).
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Criação de uma “turma” dentro do Turnitin:
Uma vez com acesso, o orientador pode:-
Criar uma turma (class).
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O sistema gerará um código da turma e uma senha de inscrição (enrollment key).
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Compartilhamento com o aluno:
O orientador envia ao aluno:-
O link de acesso (https://www.turnitin.com/).
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O código da turma e a enrollment key.
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O aluno faz cadastro (se for o primeiro acesso) e entra com o código da turma para submeter seu trabalho.
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Submissão do trabalho pelo aluno:
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Após ingressar na turma, o aluno pode subir o arquivo da dissertação/tese ou outro texto a ser analisado.
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Relatório de Similaridade:
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O relatório será gerado automaticamente após a submissão.
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Pode ser visualizado tanto pelo aluno quanto pelo docente.
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Manual_Docente_Turnitin.pdf | 4530077 KB | 2022-11-23 16:05:44